Economia
Segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Preparem o Pix: meio de pagamento deve dominar compras na Black Friday 2025

Os varejistas devem se preparar para um grande volume de pagamentos por Pix na Black Friday, uma das principais datas do comércio, principalmente o online. Segundo levantamento da Getnet, fintech de meios de pagamento do Santander, este será o meio de pagamento preferido dos consumidores na data promocional, que neste ano será em 28 de novembro.

Mais de 65% dos clientes entrevistados pelos lojistas preferem o Pix como forma de pagamento. Com isso, o sistema de pagamentos instantâneos fica à frente do cartão de débito (43,5%), do crédito à vista (40%) e do crédito parcelado (37,7%).

O estudo feito pela fintech ouviu empreendedores de diferentes regiões para mapear as tendências de consumo e os métodos de pagamento mais usados no comércio. A preferência pelo Pix revelada na pesquisa confirma a percepção de mais de 90% dos empreendedores, de um aumento no uso do Pix à vista em seus estabelecimentos no último ano.

“A evolução do Pix como principal meio de pagamento no varejo brasileiro reflete uma transformação profunda no comportamento do consumidor e na dinâmica dos negócios. A pesquisa confirma que agilidade, conveniência e simplificação são fatores decisivos na hora da compra, especialmente em datas especiais como a Black Friday”, diz Luciano Ferrari, vice-presidente Comercial, Marketing e Clientes da Getnet.

Apesar da liderança do Pix, o levantamento indica que os pagamentos via débito e crédito continuam com bom espaço na preferência dos consumidores. Por isso, os varejistas destacam que ainda é importante oferecer variadas opções de pagamento.

Compras se dividem entre online e presencial

A pesquisa da Getnet também analisou o comportamento de compra, mostrando que 82% dos empreendedores indicam que seus clientes preferem o canal online. As principais razões para o crescimento do e-commerce incluem a comodidade de evitar deslocamentos, a possibilidade de comprar a qualquer hora e a facilidade de comparar preços.

No entanto, a loja física mantém sua relevância estratégica, sendo valorizada pela confiança e pelo contato direto com os produtos, o que reforça a necessidade de o varejo atuar de forma integrada, o chamado omnichannel, para capitalizar tanto no digital quanto no presencial.

Fonte: IstoéDinheiro