
Medida contraria presidente da Casa, Hugo Motta, que disse que atividades legislativas serão retomadas apenas em agosto
Em pleno recesso parlamentar, a bancada do PL (Partido Liberal) na Câmara dos Deputados convocou reuniões em duas comissões da Casa para votar moções de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro que, desde a sexta-feira (18), teve impostas medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.
O partido preside a Comissão de Relações Exteriores e a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Os dois colegiados marcaram reuniões para esta terça-feira (22), às 10h.
A decisão contraria o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que na semana passada divulgou um comunicado afirmando que as atividades legislativas só devem voltar no dia 4 de agosto.
“O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, informa que o recesso parlamentar de julho está confirmado, conforme previamente estabelecido. Durante esse período, não serão realizadas votações em plenário nem reuniões das comissões permanentes da Casa”, diz a nota.
À CNN, o líder do PL na Câmara afirmou que o comunicado não impede o funcionamento dos colegiados e que crê que não haverá desgaste com Hugo porque está conversando com o presidente da Casa.
“Para nós é muito importante votar as moções de louvor ao Jair Bolsonaro. Os presidentes [das comissões] são autônomos, eleitos e as comissões estão convocadas”, disse.
Além da tornozeleira e do recolhimento domiciliar, as medidas cautelares contra o ex-presidente também incluem a proibição de falar com embaixadores e diplomatas estrangeiros (não podendo aproximar-se de embaixadas), com os outros réus e investigados, e proibição de acesso a redes sociais.
Fonte: CNN