
A Snap vai lançar seus primeiros óculos inteligentes para consumidores no próximo ano, aumentando a concorrência com a rival Meta no mercado de dispositivos eletrônicos “vestíveis”, também conhecidos como “wearables”.
A empresa informou nesta terça-feira, 10, que seus óculos de realidade aumentada (RA), chamados Specs, serão leves.
A Snap lançou sua quinta geração de óculos Spectacles em setembro, mas eles estavam disponíveis apenas a desenvolvedores.
Conhecida pelo Snapchat, seu aplicativo de mensagens e fotos com filtros animados, a Snap tem apostado cada vez mais na realidade aumentada, que pode sobrepor efeitos digitais em fotos ou vídeos de ambientes reais através de uma câmera ou lente.
A integração da tecnologia em produtos vestíveis pode abrir novos mercados lucrativos e diversificar os fluxos de receita da Snap em meio a um mercado de anúncios digitais incerto devido às mudanças nas políticas comerciais dos Estados Unidos.
A companhia tem investido mais de US$3 bilhões em 11 anos para desenvolver seus óculos de realidade aumentada, disse nesta terça-feira o cofundador e CEO da Snap, Evan Spiegel, na conferência de realidade aumentada Augmented World Expo 2025.
“Antes de o Snapchat ter um bate-papo, estávamos construindo os óculos.”
A popularidade dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta, desenvolvidos pela Meta em parceria com a EssilorLuxottica, tem levado empresas como o Google a explorar investimentos semelhantes.
A Meta segue adicionando recursos de IA a seus óculos para atrair mais consumidores.
A Snap disse que faria uma parceria com a plataforma de realidade aumentada e tecnologia geoespacial Niantic Spatial para aprimorar o Lens Studio, um aplicativo usado por criadores de conteúdo para projetar, animar e publicar lentes de realidade aumentada para a câmera do Snapchat, e o Specs.
Fonte: Reuters