Economia
Sábado, 29 de março de 2025

Silveira cobra redução no preço dos combustíveis da Petrobras

Segundo o Ministro, a queda no preço do petróleo internacional e do Dólar resultam em boas condições para a queda da gasolina e do diese

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou “estar confiante” para a redução nos preços dos combustíveis nos próximos dias durante uma entrevista à CNN na manhã desta quarta-feira (26).

Quando questionado sobre a queda do valor internacional do petróleo e a queda do Dólar, Silveira afirmou que é necessário respeitar a liderança “própria” da Petrobras, porém, destacou a obrigação do governo de rever os preços dos combustíveis.

Ainda segundo o ministro, essas reduções podem resultar em boas condições para a queda nos preços de combustíveis como a gasolina e o diesel, algo importante para o círculo virtuoso da economia.

“Eu tenho muita convicção que essa estabilidade do dólar, mais a queda do Brent, reúne todas as condições para menores preços de combustíveis na bomba para todos os consumidores brasileiros”Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia

Japão

Silveira também comentou sobre a importância da participação do ministério no Fórum Empresarial Brasil – Japão.

Para ele, o Brasil é o líder da transição energética global, tanto pela matriz no setor elétrico, quanto pelas políticas de descarbonização nos setores de mobilidade e transporte.

Ainda segundo Silveira, as políticas se alinham com as do Japão e, abrir o mercado de etanol no país asiático é fundamental para a indústria nacional.

O ministro destacou que a parceria para até 2030 ter 10% de etanol nos combustíveis japoneses é uma “grande vitória” da visita de Lula ao Japão.

“O Japão tem muita sinergia conosco em todas essas políticas, em especial nos biocombustíveis. O Japão quer cumprir o acordo de Paris, o que a gente vem reivindicando do resto dos países industrializados, que eles possam investir para que a gente possa descarbonizar o planeta, possa fazer desenvolvimento econômico com sustentabilidade”

Fonte: CNN