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Terça-feira, 5 de novembro de 2024

Gigante de telecomunicações alemã, Deutsche Telekom projeta dobrar de tamanho no Brasil

Impossível acompanhar um jogo do time alemão do Bayern de Munique, na Allianz Arena, pela televisão e não perceber na arquibancada uma letra “T” com quatro pontinhos formados em um mosaico por pessoas vestidas com roupa branca. Trata-se de uma ação de marketing do grupo Deutsche Telekom, uma das principais patrocinadoras do clube, cuja parceria se estende desde 2002. É uma forte relação entre a companhia, a equipe, a torcida e o país, que é a terceira maior economia do mundo, atrás apenas dos colossais EUA e China. É a maior empresa de telecomunicações da Alemanha e da União Europeia.

Aliás, relação talvez não seja a melhor palavra para simbolizar a atuação da Deutsche Telekom. O termo correto é conexão. O “T” nas cadeiras do estádio do Bayern conecta a torcida com o time. Conecta a marca ao esporte. Conecta a companhia ao mercado. Se dentro de campo o clube alemão empilha taças – sendo seis vezes campeão da Champions League e 11 vezes campeão da Alemanha nas últimas 12 temporadas –, na acirrada disputa corporativa global a empresa também acumula bons resultados com sua conexão premium.

• Em 2023, o faturamento foi de 112 bilhões de euros, com lucro de 17,8 bilhões de euros.
 No primeiro semestre a receita foi de 56,3 bilhões de euros, 4,2% superior ao mesmo período do ano passado.
• Para incrementar as vendas globais, uma das apostas é o Brasil, país do futebol – e da conectividade, na visão dos alemães da Deutsche Telekom.

112 bi de euros
foi a receita da empresa alemã no ano passado

Por aqui, as vendas dobraram nos últimos três anos, segundo Pablo Guaita, managing director da Deutsche Telekom Global Business Solutions para o Brasil e Argentina. O cargo tem uma descrição grande e complicada. Para facilitar o entendimento e conectar a reportagem ao leitor, ele é o responsável pela operação da companhia aqui e no país vizinho, onde nasceu.

Está na empresa há cerca de 20 anos. Desde 2021 como principal executivo nos dois países. “Projetamos um potencial de crescimento no Brasil e na América Latina e por isso estamos desenvolvendo e investindo aqui. Estamos acelerando. Temos um futuro muito promissor”, disse Guaita à DINHEIRO. “O Brasil é um campo de oportunidades”, afirmou o executivo.

Mosaico com pessoas vestidas de branco forma a letra “T” do logo da Deutsche Telekom na arquibancada da Allianz Arena, em Munique, nos jogos do Bayern (Crédito: Divulgação)

No plano, dobrar novamente de tamanho no Brasil até 2027.
• Para isso, aumenta a carga de ações de marketing e amplia o portfólio de serviços oferecidos principalmente no B2B às empresas brasileiras.
 A Deutsche Telekom patrocinou recentemente a transmissão do primeiro jogo da NFL (liga de futebol americano) realizado na América do Sul, em 6 de setembro, na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, em São Paulo. A partida foi televisionada pela Rede TV!, com inserções da companhia alemã apresentando suas soluções ao mercado brasileiro.
 Já na Futurecom, principal evento de tecnologia e conectividade da América Latina, realizado na capital paulista no início de outubro, a Deutsche Telekom participou com dois estandes. Um deles quatro vezes maior do que a área usada na feira de 2023, quando apresentou oficialmente a Deutsche Telekom Global Business ao mercado nacional.

“Projetamos um potencial de crescimento no Brasil e na América Latina e por isso estamos desenvolvendo e investindo aqui. Temos um futuro muito promissor.”
Pablo Guaita, managing director para Brasil e Argentina

No outro estande deste ano, a exposição do carro de luxo E-300 da Mercedes-Benz com a conectividade também premium. Foi uma amostra da capacidade de entrega da companhia. No automóvel, o módulo 5G da Deutsche Telekom faz a conexão de todos os serviços de tecnologia, com foco em informação, entretenimento e segurança.

O cliente que tem o veículo, baixa um aplicativo da montadora e tem na palma da mão mais de 30 serviços como dados de manutenção ou desgaste de peças, botão de SOS com conexão direta a autoridades, fechamento do carro a distância, acionamento remoto do ar-condicionado, abrir janelas e teto-solar, interação com câmera de selfie no painel, jogos, entre outros.

A plataforma de conexão do carro também aprende rotinas com o uso do motorista, como sintonia automática das rádios mais acessadas e sugestão de trajetos corriqueiros.

Carro da montadora Mercedes-Benz apresentado na Futurecom possui módulo 5G da Deutsche Telekom para conexão de mais de 30 soluções tecnológicas (Crédito:Divulgação)

Em outubro, a Deutsche Telekom apresentou sua nova linha de negócios, a Deutsche Telekom Global Carrier, como forma de expandir sua presença no país e na regiãoEssa vertente oferece:


• 
redes extensivas,
 infraestrutura global,
 segurança 360 graus,
 soluções personalizadas,
 e soluções de conexão de voz, signaling (controle gestão de redes), mobilidade e IP transit (tráfego de rede para um Provedor de Serviços de Internet [ISP] e conexão com a internet global).

A terceira linha de negócios, que já estava ativa no Brasil, é da T-Systems, que atua tanto no B2B quanto no B2C. Com cerca de 800 clientes no País, tem quatro pilares de atuação:
 aplicação de sistemas SAP (empresa também alemã de software de gestão),
 infraestrutura para data center (com parceiros como AWS, Google e Microsoft),
 cibersecurity (gerenciamento de segurança de dados),
 e torre de serviços de serviços digitais.

“Somos uma empresa de TI para o mundo corporativo. Temos produtos de prateleira, mas nosso forte são os serviços customizados, para atender a necessidade específica de cada cliente”, disse Antonio Amo, diretor comercial da T-Systems do Brasil, ao citar entre os contratantes Copersucar, Itaú, Bradesco, Vivo e Klabin. Assim, a Deutsche Telekom avança em sua jornada para se conectar ainda mais com o mercado brasileiro.

Fonte: IstoéDinheiro