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Segunda-feira, 15 de julho de 2024

Dona do FreeCô amplia portfólio e aposta em hidratante labial de bolinha

O FreeCô, lançado em 2014, fez sucesso como um produto inovador e eficiente na sua proposta de ser um bloqueador de odores sanitários. Ao longo de cinco anos, foi o produto único da FreeBrands, que investe agora em novos produtos de cuidados pessoais

Há dois anos a empresa colocou no mercado outra inovação que também tem se popularizado, principalmente entre as jovens: o hidratante labial em formato de bolinha, o Beta.

Segundo Rafael Nasser, CEO e co-fundador da FreeBrands, o hidratante labial já representa 30% do faturamento da empresa, o que o coloca como o segundo principal produto do portfólio.

“O patamar que atingimos ao longo de cinco anos com o FreeCô levou um ano com o Beta”, diz Rafael Nasser.

O Beta levou cerca de dois anos para ser desenvolvido, pois o projeto foi impactado pela pandemia, que complicou a cadeia de suprimentos, como em vários outros segmentos. Hoje são 10 fragrâncias do produto, três delas criadas em modelo de collab, e duas delas têm também coloração. Cada bolinha tem 9,5 gramas de hidratante, contra 4,5 gramas em média nos produtos oferecidos no formato bastão.

Com o apelo visual aliado ao preço competitivo – de R$ 19,90 – o Beta consegue atingir um amplo grupo de consumidoras, mas o público se concentra principalmente no grupo de mulheres entre 16 e 40 anos, das classes ABC+.

“O Beta é inovador tanto pelo formato, já que o tradicional hidratante labial é em bastão, e ele traz esse conceito de ser bonito, colecionável e deixa a experiência mais suave, e ainda inovador como fórmula também, pois as matérias-primas são 100% naturais”, diz Nasser

Expansão redonda

Foram 800 mil unidades de Beta vendidas ao longo de 2023. Em 2024, a expectativa é de crescimento de 40% a 50%, chegando a cerca de 1,2 milhão de unidades.

Para a receita total da FreeBrands, o crescimento projetado para o ano é de 15%. “Beta será o impulsionador desse crescimento da empresa”, diz Nasser, que não abre o faturamento atual.

Entre as estratégias para atingir essa expansão, a empresa está investindo em uma forte campanha de marketing aproveitando o período de inverno – quando aumenta demanda por produtos hidratantes. A campanha envolve os tradicionais canais de mídia, como mobiliário urbano, e parceria com influenciadores, como Camila Pudim, Jéssica Cardoso e Perrengue Chique, além de patrocinar a nova temporada do podcast Make POD no Youtube.

Com o mote “Beta hidratante labial, aquele da bolinha”, a ideia é crescer vendas no canal online, expandir pelo país para regiões além de Sul e Sudeste – onde as vendas se concentram hoje – e destacar o diferencial do produto: ser redondo.

Collabs e novas frentes

Ao lado das opções de morango e frutas vermelhas, a fragrância de chocolate está entre os mais vendidas. Ela é fruto de uma collab com a marca do filme Wonka, lançado no final de 2023 com a história de como foi o início dos negócios de Willy Wonka, da Fantástica Fábrica de Chocolate, um clássico dos anos 1970.

A collab com a marca argentina Havana rendeu os sabores doce de leite e doce de leite com limão.

“As collabs trazem credibilidade e geram experimentação. Com a experiência positiva das que já fizemos, teremos outras novidades nesse linha agora no segundo semestre”, diz o diretor de Marketing da marca, Guto Cunha.

A Freebrands fabrica também lenços umedecidos – o FreeWhipes- e mais recentemente lançou também hidratante para mãos.

A empresa também se prepara para lançar outros produtos no segmento de cosméticos, ainda usando a marca Beta. “Queremos oferecer uma jornada de autocuidado e beleza dentro de uma linha só”, diz.

Fonte: IstoéDinheiro