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Segunda-feira, 8 de julho de 2024

Quanto vale o YouTube?

Com Alphabet sob pressão de reguladores, analista vê mais de meio trilhão em valor na plataforma

Os reguladores antitruste da Europa gostariam de desmembrar a Alphabet, para reduzir o domínio do Google na publicidade na Internet. Isso não seria um problema na visão de Laura Martin, analista sênior de entretenimento e internet da Needham, que acha que os investidores não conseguem ver o valor dos negócios da Alphabet, como o YouTube. “Acreditamos que a Alphabet vale mais em pedaços do que em conjunto”, diz Martin, “por isso acolhemos com satisfação as tentativas dos reguladores de desmembrar” a Alphabet.

A Alphabet foi a principal escolha de Needham entre as ações de grande capitalização este ano. Em relatório, Martin estima que uma avaliação independente do YouTube faria com que o negócio valesse mais de 50% acima do valor que obtém dentro da Alphabet. Uma cisão parcial do YouTube poderia, portanto, adicionar outros 8% ao preço atual das ações da ao preço atual das ações da Alphabet, de US$ 190, e ajudá-la a atingir seu preço-alvo de US$ 210.

O YouTube é apenas um dos vários motivos pelos quais Needham gosta do Alphabet. A empresa controla cerca de 40% dos gastos com publicidade digital, num ano em que abundam os anúncios políticos. A inteligência artificial impulsionará todos os negócios digitais vencedores nos próximos anos, acredita Martin, e isso é ótimo para o Google. Suas instalações de IA em nuvem e modelos proprietários em grande linguagem beneficiarão os anunciantes nas plataformas de pesquisa do Google e do YouTube.

O streaming de vídeo conquistou espectadores da televisão tradicional, e o YouTube lidera o mercado em streaming de espectadores. Em 2023, a Nielsen informou que o YouTube tinha mais de 9% das horas de streaming, em comparação com 8,5% do Netflix e cerca de 3,5% cada para o Hulu e o Prime Video da Amazon.com. Custando cerca de US$ 9,70 por mil impressões o YouTube também cobra um preço 30% a 50% mais alto dos anunciantes do que rivais como Facebook e Instagram da Meta Platforms, bem como Twitter ou LinkedIn da Microsoft.

A receita total de anúncios do YouTube chegou a US$ 31,5 bilhões em 2023, ou cerca de 10% do total da Alphabet. Martin estima que as vendas de anúncios no YouTube crescerão para US$ 35 bilhões em 2024.

Fonte: InfoMoney