Política
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Apesar de apelo de Bolsonaro, Valdemar dá aval para PL recorrer por cassação de Moro

Desistência do partido não livraria senador de um julgamento no TSE, já que o PT move uma ação contra ele e vai recorrer também

Apesar do apelo do ex-presidente Jair Bolsonaro e de senadores, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, deu aval para o diretório do Paraná recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela cassação do senador Sérgio Moro (União-PR).

Após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná absolver Moro da acusação de abuso de poder econômico na terça-feira (9) e decidir não cassá-lo, parlamentares do partido fizeram um último apelo a Bolsonaro e Valdemar para que o diretório paranaense desistisse da cassação.

A desistência do PL não livraria Moro de um julgamento no TSE, já que o PT também move uma ação contra o senador e recorrerá à Corte eleitoral. Todavia, o abandono da ação pelo PL seria considerado um importante apoio político ao ex-juiz da Operação Lava-Jato.

Segundo a CNN apurou, o ex-presidente estava convencido que o melhor era que o partido não recorresse ao TSE e tinha se comprometido a atuar para que o PL abandonasse o processo.

Interlocutores dizem que Bolsonaro, apesar de não ter sido reeleito, reconhece o engajamento de Moro no segundo turno das eleições de 2022. Além disso, reclama de o PL estar ao lado do PT na cruzada pelo mandato de Moro.

Ainda segundo integrantes do partido, Bolsonaro concorda com senadores aliados que a ação contra Moro “repete a estratégia da esquerda de fortalecer o Poder Judiciário e esvazia o congresso”.

Aliados de Valdemar alegam que a decisão de recorrer ao TSE é do diretório do Paraná. Porém, no PL as executivas estaduais são provisórias e podem ser dissolvidas a qualquer momento pela nacional. Logo, o PL do Paraná não agiria sem estar de acordo com o comando nacional.

Fonte: CNN