No Mundo
Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Hamas diz que quatro netos de seu líder foram mortos em ataque de Israel

Relatos iniciais sugeriam que três de seus netos foram mortos junto com três de seus filhos nesta quarta-feira (10)

Quatro netos do líder do gabinete político do Hamas, Ismail Haniyeh, foram mortos em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza, de acordo com um comunicado do Hamas.

Relatos iniciais sugeriam que três de seus netos foram mortos junto com três de seus filhos nesta quarta-feira (10).

O Hamas confirmou os nomes dos netos de Haniyeh como Mona, Amal, Khalid e Razan.

Os parentes de Haniyeh foram mortos perto de Al Shati, a noroeste da cidade de Gaza.

“Eles permaneceram unidos com seu povo em uma trincheira, juntando-se à procissão de cerca de 60 mártires da honrada e heroica família Haniyeh e aos comboios de mártires de nosso povo justo e firme na batalha de Al-Aqsa”, disse o Hamas.

As Forças de Defesa de Israel disseram à CNN que estão cientes de alegações de que outros parentes de Haniyeh foram feridos, entre eles um menor.

As FDI acrescentaram que não haviam verificado esta informação.

Ataque aéreo israelense mata três filhos do líder político do Hamas em Gaza

Três filhos do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, foram mortos num ataque aéreo de Israel em Gaza na quarta-feira, com Haniyeh insistindo que as mortes não afetariam as negociações em curso sobre um acordo.

Haniyeh, num comunicado, disse que matar os filhos dos líderes apenas tornaria o Hamas “mais firme nos nossos princípios e na adesão à nossa terra”.

“Quem pensa que, ao visar os meus filhos durante as negociações e antes de um acordo ser acordado, isso forçará o Hamas a recuar nas suas exigências, está delirando”, acrescentou.

Os militares israelenses confirmaram a execução do ataque, descrevendo os homens [filhos] como “três agentes militares do Hamas que conduziram atividades terroristas no centro da Faixa de Gaza”.

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI) e a Agência de Segurança de Israel (ISA), os mortos foram Amir Haniyeh, comandante de célula na ala militar do Hamas, e os agentes militares do Hamas Mohammad Haniyeh e Hazem Haniyeh.

Os três foram mortos quando o veículo em que dirigiam foi bombardeado no campo de refugiados de Al Shati, a noroeste da cidade de Gaza, disse o líder político do Hamas, Haniyeh, à Al Jazeera.

As FDI disseram à CNN que estão cientes de alegações de que outros parentes de Haniyeh foram feridos, entre eles um menor.

O escritório de mídia governamental (GMO) administrado pelo Hamas disse na quarta-feira que a família Haniyeh estava “realizando visitas sociais e familiares por ocasião do Eid al-Fitr”, antes do veículo ser atingido.

Eid al-Fitr marca o fim do Ramadã e é um dos feriados mais importantes do calendário islâmico.

Fonte: CNN