Tecnologia
Terça-feira, 30 de abril de 2024

Amazon usava indianos para verificar compras em mercados ‘futuristas’; entenda

Em 2016, a Amazon surpreendeu o mundo ao testar um minimercado inteligente. Usando uma tecnologia chamada Just Walk Out, clientes simplesmente entravam nas lojas, pegavam os produtos e saíam sem precisar pagar na hora.

Para entrar, bastava se identificar usando o smartphone. No fim das compras, ao passar por um sensor na porta do estabelecimento, o saldo era descontado automaticamente do cartão cadastrado.

smart people are cooler

Só que a companhia agora anunciou o fim do serviço Just Walk Out e a substituição dela por outra tecnologia um pouco menos ousada. Além disso, o anúncio veio acompanhado de uma denúncia: o tal sistema inteligente na verdade dependia de funcionários humanos para operar corretamente.

De olho nas suas compras

Segundo reportagem do site The Informationa Amazon mantinha uma equipe com cerca de mil funcionários na Índia revisando e aprovando as compras do Just Walk Out. Ao todo, cerca de 70% das vendas eram conferidas por humanos, que analisavam as imagens em vídeo das câmeras nas lojas para confirmar se a leitura dos sensores foi realizada corretamente.

Esses funcionários contratados não eram divulgados como parte do sistema e foram descritos pela companhia como “profissionais de dados associados para Aprendizado de Máquina”, atuando junto de um sistema de inteligência artificial.

    O Just Walk Out só deve continuar funcionando apenas em algumas lojas Fresh do Reino Unido e minimercados da família Amazon Go nos Estados Unidos.

    O Dash Cart tem sensores de leitura imediata e ajudam até a pesar produtos frescos. (Imagem: Divulgação/Amazon)O Dash Cart tem sensores de leitura imediata e ajudam até a pesar produtos frescos. (Imagem: Divulgação/Amazon)Fonte:  Amazon 

    Nos demais locais, ela será trocada por um leitor de código de barras embutido no carrinho. Esse recurso é chamado de Dash Cart e registra rapidamente cada item comprado, além de fazer o checkout sem exigir um caixa.

    O que diz a Amazon

    Em um comunicado enviado ao Gizmodo, a Amazon confirmou a substituição de tecnologias pelo uso dos carrinhos inteligentes na maior parte dos estabelecimentos. Porém, ela contesta que a grande maioria das compras era analisada por humanos, sem detalhar qual seria a porcentagem correta.

    Ainda segundo a marca, o papel dos funcionários humanos era de “melhorar continuamente” o modelo de aprendizado de máquina usado no sistema.

    Fonte: TecMundo