Economia
Domingo, 28 de abril de 2024

União cede e deve cortar pela metade juros da dívida de estados

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul respondem por quase 90% da dívida de R$ 740 bilhões dos estados com a União

O governo federal deverá fechar um acordo, nesta terça-feira (26), para aliviar as dívidas dos estados com a União.

PUBLICIDADE

O entendimento deverá beneficiar, especialmente, quatro unidades da federação: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O acordo permitirá uma redução do indexador da dívida, hoje fixado em IPCA + 4% ao ano, para IPCA + 2% ao ano. O percentual ainda está sendo discutido na cúpula do governo.

Nesta segunda-feira (25), os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e da Casa Civil, Rui Costa, discutiram pessoalmente os termos finais do entendimento. O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, participou das tratativas.

A batida de martelo estava pendente de uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A intenção é anunciar o acordo em encontro de Haddad com governadores do Sul e do Sudeste nesta terça-feira.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul respondem por quase 90% da dívida de R$ 740 bilhões dos estados com a União.

Pelas tratativas até agora, o alívio valeria daqui para a frente, sem nenhuma retroatividade. Fontes do governo federal, no entanto, ainda esperam pressão dos governadores por menos juros e admitem que esses podem não ser os termos definitivos do acordo.

Fonte: CNN