Economia
Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Pequenas e médias empresas online faturam R$ 309 milhões no Natal

Moda foi o segmento que registrou maior faturamento, seguido por Saúde & Beleza e Acessórios

Com a chegada do fim do ano, o Natal desponta como uma das principais dinâmicas no comércio eletrônico, impulsionando promoções e a comercialização de produtos festivos. No período de 1 a 25 de dezembro, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) online registraram um faturamento de R$ 309 milhões, evidenciando um crescimento de 33,5% em relação ao mesmo intervalo de 2022.O número total de produtos vendidos ultrapassou os 4 milhões, superando o volume de 2022 em 21%, com um valor médio de R$ 230,60 por pedido. Essas estatísticas foram levantadas pela plataforma de criação de lojas virtuais Nuvemshop, considerando as vendas realizadas durante o período mencionado.Marcela Orlandi, gerente sênior de sucesso do cliente na Nuvemshop, destaca: “As ocasiões festivas representam um vasto campo de oportunidades para os empreendedores, permitindo a fidelização de clientes por meio de experiências positivas, desde a realização do pedido até a entrega do produto.”Ela ainda acrescenta: “Para os comerciantes que desejam capitalizar nas celebrações de fim de ano, recomendamos integrar o tema em seus conteúdos para redes sociais e até mesmo considerar a criação de produtos e kits exclusivos para o Natal.”Quanto às categorias que mais se destacaram no Natal:Moda liderou em faturamento, atingindo R$ 121,5 milhões;Saúde & Beleza alcançou R$ 21,5 milhões;Acessórios registraram R$ 20,5 milhões.

Os produtos mais demandados foram camisetas, vestidos, granola, creatina, itens para cabelo, óculos de sol e perfume.O impacto das redes sociais nas vendas também foi notável, com mais de 25% dos pedidos realizados em lojas virtuais durante o Natal originando-se dessas plataformas. Dentre esses, 90,5% foram direcionados pelo Instagram. Ademais, muitos consumidores optaram por adquirir caixas de presente e embrulhos online, junto com seus pedidos. No que diz respeito aos estados com maior faturamento durante o período: São Paulo liderou com R$ 145 milhões; Minas Gerais registrou R$ 32,5 milhões; Rio de Janeiro alcançou R$ 25,5 milhões; Santa Catarina obteve R$ 21,5 milhões; Ceará atingiu R$ 19 milhões.

Destaca-se Santa Catarina, que apresentou um crescimento de 79%, superando a média nacional de 33,5%.Quanto aos meios de pagamento, pela primeira vez, cartão de crédito e Pix foram utilizados em igual medida, respondendo por 45% dos pedidos pagos cada. A opção de pagamento por carteira digital (wallet), antes pouco representativa, foi utilizada em 1,5% dos pedidos pagos neste Natal.

Fonte: Exame