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Quinta-feira, 2 de maio de 2024

Campari compra marca de conhaque por US$ 1,2 bi em sua maior aquisição

O Grupo Campari anunciou sua concordância em adquirir a Courvoisier Cognac da Beam Suntory, em um negócio avaliado em pelo menos US$ 1,2 bilhão. Esta transação representa a maior aquisição na história da renomada fabricante italiana de bebidas.

Com essa operação, a Campari adiciona uma das principais marcas de conhaque ao seu portfólio, ao lado de prestigiadas denominações como Hennessy, da LVMH, e Remy Martin, da Remy Cointreau. O portfólio da Campari, conhecido por incluir o licor homônimo e a marca Aperol, expandirá sua presença nos Estados Unidos, onde a Courvoisier é especialmente forte, assim como na Ásia.

Esta aquisição ocorre em um contexto desafiador para os produtores de conhaque, que enfrentam uma demanda enfraquecida, especialmente nos Estados Unidos, após um período de aumento durante a pandemia. A Remy Cointreau, por exemplo, reportou uma queda significativa de 43% no lucro do primeiro semestre fiscal, refletindo a diminuição nas vendas de conhaque, e prevê uma redução de até 20% nas vendas para o ano em meio a uma desaceleração.

A Campari, que anteriormente adquiriu a produtora de Bourbon dos EUA, Wilderness Trail Distillery, em 2022, busca expandir além de suas ofertas tradicionais, incorporando destilados como tequila e uísques americanos. A empresa reafirmou sua meta anual de crescimento plano nos lucros ajustados antes de juros e impostos orgânicos, apesar de resultados do terceiro trimestre abaixo das estimativas dos analistas, atribuídos principalmente à alta inflação e condições climáticas adversas durante o verão.

A Beam Suntory, formada pela fusão de destiladores japoneses e americanos em 2014, se destacou pelo aumento da demanda por uísque japonês e Bourbon. A CEO Makiko Ono expressou anteriormente a intenção da empresa em buscar oportunidades de fusões e aquisições totalizando até US$ 4,9 bilhões nos próximos anos, focando seu portfólio em bebidas relacionadas à saúde.

Além do preço fixo da transação, o acordo da Courvoisier inclui um “earnout” de até US$ 120 milhões, condicionado ao alcance das metas de vendas de 2028, a ser pago em 2029. Este movimento estratégico representa o auge da gestão de 16 anos do CEO da Campari, Bob Kunze-Concewitz, que está programado para se aposentar em abril. Sob sua liderança, as vendas da Campari experimentaram um significativo crescimento, saltando de 1,8 bilhão de euros em 2019 para previsões na ordem de 3 bilhões de euros em 2023. Ao longo desse período, Kunze-Concewitz supervisionou 27 aquisições, totalizando um investimento de 3 bilhões de euros, incluindo esta última negociação. A Campari destaca que a aquisição da Courvoisier permitirá à empresa consolidar sua posição em uma das categorias de destilados mais relevantes nos Estados Unidos e transformar seu perfil de crescimento na Ásia.

Fonte: Bloomberg Línea