Agronegócio
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

“A agricultura é impactada, mas também pode ser uma solução”

No contexto das mudanças climáticas, a agropecuária emerge como uma figura incontornável, dada a contemporânea necessidade de aumentar a produção de alimentos com menor impacto ambiental. Para discutir como a ciência e a tecnologia podem contribuir para elevar a produtividade, sem negligenciar a sustentabilidade, a repórter Mariana Grilli entrevistou Grazielle Parenti, vice-presidente de sustentabilidade da multinacional Syngenta para a América Latina.

Parenti destaca a vastidão do Brasil e a diversidade de suas terras, algumas mais propícias à agricultura e outras que precisaram ser trabalhadas para alcançar o estado atual. Ela cita o exemplo da produção de trigo no cerrado, que, como outras culturas, avança em direção à autossuficiência. A executiva explica que há três maneiras de aumentar a produção agrícola: expandir a área cultivada, aprimorar a qualidade dos insumos ou adotar práticas agronômicas mais eficientes. Segundo Parenti, esse processo não ocorreu de forma instantânea, envolvendo extensa pesquisa em universidades, institutos, como a Embrapa, e nas empresas, que desempenham um papel significativo em inovação.

A Syngenta, líder mundial no desenvolvimento de tecnologias para o setor agrícola, produz desde sementes até defensivos químicos e biológicos, além de tecnologias voltadas para a agricultura de precisão. Parenti enfatiza que essas ferramentas são cruciais para aumentar a produção de maneira eficiente. Considerando que a expansão de áreas cultivadas não é uma opção viável, a tecnologia torna-se fundamental para intensificar a produção. Ela menciona relatos de aumentos expressivos, como 100%, 200% e até 300% de produtividade em um período relativamente curto.

Participando do podcast ESG de A a Z, Especial COP28, Parenti aborda outros desafios enfrentados pelo setor agrícola, como descarbonização, regulação, tropicalização de tecnologias, transição energética, financiamento verde e segurança alimentar. Ela destaca a visão de que a agricultura não apenas é afetada pelos desafios, mas também pode ser parte da solução. Portanto, é nesse espaço que a Syngenta deseja concentrar seus esforços.

Fonte: Exame