Sem categoria
Domingo, 28 de abril de 2024

Incentivos fiscais para algumas regiões ainda são gargalos na reforma tributária

Os entraves relacionados aos incentivos fiscais em determinadas regiões do país representam desafios a serem superados para viabilizar a votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da proposta, expressa a expectativa de que as discordâncias no texto sejam resolvidas, permitindo sua apreciação ainda nesta semana.

O relator identifica como principais obstáculos a prorrogação dos incentivos fiscais para o setor automotivo no Nordeste, Norte e Centro-Oeste até 2032. Embora as alterações tenham sido inicialmente rejeitadas pela Câmara, o Senado as aprovou. Ribeiro destaca também as divergências em torno das mudanças no comitê de estados e municípios, responsável pela gestão do Imposto sobre Bens e Serviços. A ponderação sobre o peso de cada ente federativo nas decisões do grupo permanece como ponto de desacordo.

O deputado ressalta a necessidade de examinar tecnicamente as possíveis supressões no texto sem comprometer a essência da reforma. As múltiplas exceções inseridas têm suscitado desconforto e desentendimentos no texto. O governo busca atenuar os impactos, instando a redução das exceções. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, figura entre os principais interlocutores junto à Câmara, buscando persuadir os parlamentares a diminuir ainda mais as exceções, mesmo que isso implique em modificações no texto.

Em 8 de novembro, o Senado aprovou a reforma tributária, que retornou à Câmara dos Deputados para a deliberação das alterações promovidas pela Casa Alta. A proposta reconfigura o sistema de tributação de comércio e serviços no Brasil, unificando cinco impostos no IVA dual, composto por uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A inclusão de diversas exceções ao longo da tramitação na Câmara e no Senado tem gerado críticas à reforma.

Fonte: Congresso em Foco