Agronegócio
Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Brasil conquistou 44 novos mercados para produtos agropecuários até setembro

Exportações brasileiras do agronegócio subiram 6,6% em agosto, no comparativo ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões

Desde o início de 2023, o Brasil conquistou 44 novos mercados para seus produtos agropecuários até setembro deste ano, de acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura. A análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura destaca a comercialização de carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana como alguns dos principais mercados alcançados.

As exportações brasileiras do agronegócio aumentaram 6,6% em agosto deste ano em comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo US$ 15,63 bilhões. Esse valor representou 50,4% do total exportado pelo Brasil, de acordo com a SCRI.

O Ministério da Agricultura desempenhou um papel fundamental na intermediação de negociações em diversas regiões, conquistando um total de 19 mercados nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Chile e Panamá), 11 mercados na região asiática (Rússia, Indonésia, Singapura, China, Índia e Malásia), sete produtos no continente africano (Egito, Argélia, Angola e África do Sul), cinco mercados na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu) e dois mercados no Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita).

O ministério explicou que essas aberturas de mercados resultaram de transações bilaterais que levaram a acordos sobre os requisitos de sanidade e certificados correspondentes, que serão aceitos pelos países importadores nos pontos de entrada das mercadorias. Além disso, o governo está trabalhando na preparação dos produtores e exportadores para atender às demandas desses novos parceiros, bem como na promoção e divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.

A presença de adidos agrícolas brasileiros desempenha um papel fundamental na identificação de oportunidades de comercialização, atração de investidores estrangeiros e superação de barreiras às exportações brasileiras.

Fonte: Estadão Conteúdo