No Mundo
Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Guerrilheiros russos pró-Ucrânia assumem responsabilidade pelo ataque de drones em Kursk

O grupo guerrilheiro pró-Ucrânia Corpo de Voluntários Russos (RVC) assumiu na quarta-feira (30) a responsabilidade por um ataque de drones no domingo (27) na região russa de Kursk, dizendo que trabalhou em conjunto com o Serviço de Segurança Ucraniano (SBU).

“Outro ataque de máximo sucesso foi realizado em conjunto com a contraespionagem militar da SBU na região de Kursk. Sem obstáculos, passando novamente por uma fronteira porosa, na noite de 27 de agosto, atingimos uma instalação militar com drones: um campo de aviação com os abutres de Putin”, disse o RVC em comunicado postado no Telegram.

Em 27 de agosto, o Ministério da Defesa russo afirmou ter destruído os drones lançados na região de Kursk. O RVC contestou esta afirmação e acusou tanto o Ministério da Defesa russo como o governador de Kursk de encobrirem o fato de um míssil de defesa aérea perdido ter atingido um edifício residencial.

CNN não pôde verificar essas afirmações de forma independente.

O Ministério da Defesa russo, o governador de Kursk e a SBU não comentaram as alegações do RVC.

O Corpo de Voluntários Russos é um grupo guerrilheiro formado por cidadãos russos que lutam ao lado da Ucrânia. Em Março, o grupo assumiu a responsabilidade por um ataque transfronteiriço em Bryansk, uma região russa que faz fronteira com a Ucrânia.

Fonte: CNN