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Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Vulcabrás bate o consenso, pensa em lojas próprias e considera M&A

A Vulcabrás acaba de divulgar seu 12º trimestre consecutivo de crescimento acima de dois dígitos, indicando que os tempos de pandemia estão definitivamente para trás.

Além disso, a empresa superou todas as expectativas do mercado em seu balanço. A receita líquida da fabricante de tênis das marcas Olympikus, Under Armour e Mizuno atingiu R$ 724 milhões, um aumento de 10,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, ultrapassando as projeções de R$ 715,5 milhões.

O lucro líquido recorrente alcançou a marca de R$ 133,8 milhões, representando um impressionante crescimento de 41% na comparação anual e o maior lucro trimestral da história da empresa.

As margens também surpreenderam, com a margem bruta subindo 5,4 pontos para 41,4% (contra um consenso de 39,9%) e a margem EBITDA aumentando 4,3 pontos para 23,3%.

O CFO Wagner Dantas revelou que o e-commerce desempenhou um papel crucial no crescimento da empresa, com as vendas online apresentando um aumento de 104,7% em relação ao ano anterior e representando agora 7,8% do faturamento total.

Apesar das margens menores em comparação com o varejo físico, o e-commerce tem sido uma fonte significativa de geração de caixa para a Vulcabrás, uma vez que a empresa vende diretamente ao consumidor e retém a diferença que iria para o varejista.

Dantas também está otimista em relação ao segundo semestre, quando as vendas geralmente são mais altas, e espera que as margens continuem subindo, impulsionadas pelo potencial de crescimento das vendas online.

Embora a participação do e-commerce da Vulcabrás ainda seja menor em comparação com a de fabricantes internacionais, o CFO acredita que há espaço para crescimento nesse segmento.

Em relação ao crescimento em volume, a Vulcabrás enfrentou uma queda de 1,1% no segundo trimestre. Enquanto os calçados esportivos, carro-chefe da empresa, cresceram 8% em volume, as roupas e acessórios tiveram uma queda significativa de 23,9%. Dantas atribuiu essa redução a um inverno menos rigoroso e a uma menor tração desses produtos nos varejistas.

Para melhorar a exposição de seus produtos, a Vulcabrás está considerando a abertura de lojas próprias, especialmente para o segmento de acessórios, pois acredita que as lojas próprias são quase imprescindíveis para essa categoria.

O CEO Pedro Bartelle também está avaliando a possibilidade de adquirir alguma outra marca, uma vez que a empresa apresenta baixa alavancagem (0,1x). Dado o histórico bem-sucedido da aquisição da Mizuno, o mercado pode ver com bons olhos uma nova transação.

A ação da Vulcabrás registrou um impressionante aumento de 69% nos últimos doze meses, e a empresa agora tem um valor de mercado de R$ 4,9 bilhões na Bolsa.

Enquanto isso, outras empresas do setor, como Grendene, Alpargatas, Arezzo&Co e Grendene, negociam a múltiplos EV/EBITDA de 8,25x, 16,5x, 14,2x e 12,8x, respectivamente.

Fonte: Brazil Journal