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Terça-feira, 14 de maio de 2024

Consumo de carne bovina cai 4%, enquanto o da suína dobra

A redução do consumo de proteínas durante as refeições tem sido uma consequência direta da inflação e dos preços elevados. No primeiro trimestre de 2023, o mercado de alimentos e bebidas sofreu uma retração de 6%, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, a diminuição nas ocasiões de consumo de proteínas foi ainda mais acentuada, registrando uma queda de 9%, de acordo com um estudo realizado pela Kantar, uma empresa especializada em dados, insights e consultoria.

A carne bovina é a principal responsável por esse novo cenário. No primeiro trimestre de 2021, ela representava 43,1% das ocasiões de consumo, mas agora sua participação diminuiu para 39%. Essa tendência de queda já havia sido observada no mesmo período de 2022, quando o consumo tinha diminuído para 40,5%. Por outro lado, a carne suína tem apresentado um aumento na sua participação, passando de 4,6% para 7,6% e, posteriormente, para 9,1%, nos mesmos intervalos de tempo.

As proteínas mais baratas, como salsichas e linguiças, que ganharam destaque em 2022, estão perdendo importância na mesa dos brasileiros a curto prazo. Em contraste, os peixes e frutos do mar demonstraram estabilidade de 2022 para 2023, apesar de terem sofrido uma queda entre 2021 e 2022. As carnes de aves, que também tiveram uma redução no consumo em 2022 devido ao aumento de preços, estão se recuperando e agora representam 28,6% do share, em comparação com os 25,9% anteriores.

Fonte: Super Varejo