Tecnologia
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Executivo da Meta diz que ‘IA não supera inteligência de cachorros’

Segundo Yann LeCun, chefe do setor de Inteligência Artificial (IA) da Meta, a maioria dos recursos de IA disponíveis no mercado atualmente não chegam a ser mais inteligentes do que cachorros. A declaração do executivo foi feita na última quarta-feira (14), durante um painel da conferência VivaTech 2023, realizada em Paris, na França, após ele ser perguntado sobre as atuais limitações da área de IA.

    O profissional, então, falou sobre o campo de IA Generativa e, especificamente, sobre modelos de linguagem, que, segundo ele, não são muito inteligentes porque são treinados apenas com dados textuais. Vale lembrar que ferramentas de IA, como o ChatGPT, da OpenAI, o Bard, do Google, e o Midjourney, da Midjourney, Inc, têm impressionado muitas pessoas e entusiastas da tecnologia ao redor do mundo

    O chefe do setor de IA da Meta acredita que os atuais recursos de Inteligência Artificial ainda precisam melhorar muito

    O chefe do setor de IA da Meta acredita que os atuais recursos de Inteligência Artificial ainda precisam melhorar muito

    “Esses sistemas ainda são muito limitados, eles não têm qualquer tipo de entendimento sobre a realidade mais profunda do mundo real porque são puramente treinados por meio de textos, enormes pedaços de textos”, disse Lecun, que adicionou: “A maior parte do conhecimento humano não tem nada a ver com linguagem… então, essa parte da experiência humana não é captada por IAs”.

      Para reforçar sua ideia, LeCun ainda fez uma comparação simples, dizendo que um sistema de IA, atualmente, poderia passar em um exame complexo para se tornar um advogado nos Estados Unidos, por exemplo. Por outro lado, o mesmo sistema não saberia como programar uma lava louças, “algo que uma criança de 10 anos poderia aprender em 10 minutos”. O funcionário da Meta ainda concluiu: “O que isso significa é que há algo muito grande faltando… para alcançar não apenas um nível humano de inteligência, mais até o nível de inteligência de um cachorro”.

      Fonte: TecMundo