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Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Mercado Livre reverte prejuízo e ganha share, ainda sem efeito Americanas

Ação sobe quase 5% no after-hours com resultado positivo no balanço

O Mercado Livre saiu do vermelho. Em balanço divulgado após o fim do pregão, o marketplace argentino registrou líquido de US$ 165 milhões no quarto trimestre, revertendo o prejuízo de US$ 46 milhões do mesmo período de 2021. E isso ainda sem o “efeito Americanas” que os analistas projetam – a companhia ganhou market share, mas os problemas na concorrência só começaram em janeiro.

Só no trimestre, a receita do Mercado Livre foi de US$ 3 bilhões — 40% maior que no ano anterior. No Brasil, o faturamento saltou 36% no período para US$ 1,53 bilhão. No acumulado do ano, o montante saltou 49%, alcançando US$ 10,53 bilhões. O resultado animou os investidores: a ação sobe quase 5% no after hours da Nasdaq.

“Estamos particularmente satisfeitos por termos sido capazes de oferecer uma combinação atraente de crescimento e lucratividade ao longo do ano, juntamente com os fortes métricas operacionais e aumento no market share, enquanto ainda sustentamos um alto nível de investimento em novos produtos e tecnologias”, reportou a companhia no balanço.

No documento, o Brasil é citado como praça estratégica para crescer em serviços financeiros voltados a PMEs. Além disso, a empresa considera ter sido um destaque na campanha da Black Friday em meio a um “mercado fraco”, ganhando participação não só em categorias como regionalmente no país. “Crescemos em GMV e em receita acima do mercado, ou seja, ganhamos ‘share’, e com expansão de rentabilidade no Brasil no quarto trimestre”, disse André Chaves, VP sênior e executivo de relações com investidores da empresa.

O que o mercado espera agora é uma sinalização mais concreta no primeiro trimestre sobre os efeitos de uma concorrente combalida. O Goldman Sachs observou, no mês passado, uma expectativa de aumento de 15% na fatia do Mercado Livre no país após o escândalo na rival carioca, considerando a reação das ações.

Na semana passada, Stelleo Tolda, membro do conselho do Meli, disse que um espaço deixado por Americanas (que segue operando mas enfrenta o receio do consumidor) pode sim ter impacto na operação durante o ano. “O evento que você citou naturalmente contribui em distribuição de share para o mercado. Além de nós e da Via, outros players do setor irão se beneficiar atraindo não só sellers, como consumidores também”, disse ele em evento promovido pelo BTG Pactual.

Fonte: Valor Pipeline