Economia
Sábado, 27 de abril de 2024

Recessão global em 2023 é provável, mostra pesquisa do Fórum Econômico Mundial

Cerca de 18% consideraram uma recessão mundial “extremamente provável” – mais do que o dobro da pesquisa anterior realizada em setembro de 2022

Dois terços dos economistas-chefes dos setores público e privado entrevistados pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) esperam uma recessão global em 2023, disse o organizador de Davos nesta segunda-feira (16), enquanto líderes empresariais e governamentais se reuniram para sua reunião anual.

Cerca de 18% consideraram uma recessão mundial “extremamente provável” – mais do que o dobro da pesquisa anterior realizada em setembro de 2022. Apenas um terço dos entrevistados a considerou improvável este ano.

“A atual alta inflação, baixo crescimento, alta dívida e ambiente de alta fragmentação reduzem os incentivos para os investimentos necessários para voltar ao crescimento e elevar os padrões de vida dos mais vulneráveis ​​do mundo”, disse Saadia Zahidi, diretora administrativa do WEF, em comunicado que acompanha os resultados da pesquisa.

A pesquisa da organização foi baseada em 22 respostas de um grupo de economistas seniores de agências internacionais, incluindo o Fundo Monetário Internacional, bancos de investimento, multinacionais e grupos de resseguros.

A pesquisa ocorre depois que o Banco Mundial reduziu na semana passada suas previsões de crescimento para 2023 para níveis próximos da recessão em muitos países, à medida que o impacto dos aumentos das taxas do banco central se intensifica, a guerra da Rússia na Ucrânia continua e os principais motores econômicos do mundo falham.

As definições do que constitui recessão diferem em todo o mundo, mas geralmente incluem a perspectiva de economias em retração, possivelmente com alta inflação em um cenário de “estagflação”.

Sobre a inflação, a pesquisa do WEF observou grandes variações regionais: a proporção que espera alta inflação em 2023 variou de apenas 5% para a China a 57% para a Europa, onde o impacto do aumento dos preços da energia no ano passado se espalhou para a economia em geral.

A maioria dos economistas vê mais aperto na política monetária na Europa e nos Estados Unidos (59% e 55%, respectivamente), com os formuladores de políticas presos entre os riscos de apertar demais ou de menos.

“Não acompanho o ritmo”

Embora uma desaceleração global arrisque afetar o investimento em áreas como educação e saúde, combate à pobreza e clima, alguns veem isso reduzindo a inflação e forçando o Federal Reserve dos EUA e outros a se conterem com novos aumentos de juros.

“Quero que as perspectivas se tornem um pouco mais fracas para que as taxas do Fed comecem a cair e toda a sucção de liquidez pelos bancos centrais globais diminua”, disse Sumant Sinha, presidente e CEO do grupo indiano de energia limpa ReNew Power, à Reuters em à margem da reunião de Davos.

“Isso beneficiará não apenas a Índia, mas globalmente”, disse ele, acrescentando que a atual rodada de aumentos de taxas está tornando mais caro para as empresas de energia limpa financiar seus projetos de capital intensivo.

Outros disseram que, embora as pessoas mais ricas provavelmente escapariam dos piores efeitos da recessão devido aos altos níveis de inflação, isso afetaria fortemente os grupos de renda média baixa.

“Se você tem apenas seu tempo e sua energia para gerar sua renda, você está sendo devastado agora porque seus salários simplesmente não estão acompanhando o ritmo”, disse Anthony Scaramucci, fundador da empresa de investimentos norte-americana SkyBridge Capital.

Outras descobertas principais da pesquisa do WEF incluíram:

  • Nove em cada 10 entrevistados esperam que a demanda fraca e os altos custos de empréstimos pesem sobre as empresas, com mais de 60% também apontando custos de insumos mais altos.
  • Espera-se que estes desafios levem as empresas multinacionais a cortar custos, desde a redução das despesas operacionais ao despedimento de trabalhadores
  • No entanto, não se espera que as interrupções na cadeia de suprimentos causem um empecilho significativo à atividade comercial em 2023
  • A crise do custo de vida também pode estar chegando ao seu pico, com uma maioria (68%) esperando que ela se torne menos severa até o final de 2023.

Fonte: CNN