Negócios
Domingo, 15 de junho de 2025

Além das dancinhas, TikTok aposta em grandes marcas para ganhar mercado brasileiro

Plataforma premiou grandes marcas que utilizam vídeos curtos para engajar público em campanhas virais; aproximação com empreendedores também está na pauta

Para a plataforma de entretenimento TikTok, encantar os usuários brasileiros é algo que requer bem mais do que dancinhas. Popular entre os jovens por seus vídeos curtos e virais, o TikTok vem vivenciado um período de sucesso no Brasil desde meados de 2020, quando chegou de vez por aqui pelas mãos de sua detentora, a chinesa ByteDance. De lá para cá, já soma mais de 1 bilhão de usuários, 30 milhões apenas no Brasil.

Agora, para aumentar essa base e se tornar ainda mais popular no país, o TikTok vem estreitando laços com marcas e criadores de conteúdo independentes. A aposta mais recente foi a estreia do TikTok Ad Awards, premiação reconhece as empresas e agências que mais souberam aproveitar o potencial de vendas na plataforma em 2022.

Mais de 190 anúncios de grandes, médias e pequenas empresas foram indicados ao prêmio, dividido em sete diferentes categorias. São elas:

  • TikTok para todes – celebra as melhores campanhas com foco em Diversidade, Equidade e Inclusão;
  • Parceria de Milhões – reconhece a marca com a melhor cocriação junto à comunidade TikTok;
  • Tem aquela baita presença – reconhece a melhor parceria com criadores do TikTok
  • Vai pra For You caramba –  reconhece as marcas com o planejamento mais bem estruturado em formato para o TikTok;
  • Deixa baixo alto – celebra marcas com campanhas ou vídeos em que o som foi fundamental para o resultado final do conteúdo;
  • POV: hitei no TikTok – marcas capazes de surfar nas tendências e adaptá-las ao negócio
  • Isso aqui esquece, tá falando da elite –  premia o perfil de marca mais completo, que foi capaz de demonstrar maior consistência ao combinar campanhas publicitárias, conteúdo orgânico e co-criação com a comunidade e com criadores.

Segundo Gabriela Comazzetto, head de Soluções Globais para Negócios do TikTok para América Latina, a premiação representa parte das novas apostas do TikTok, sendo a principal delas a de ir além do entretenimento como um meio para ganhar popularidade, para também usar do recurso para influenciar comportamentos e decisões de compra. “O TikTok é conhecimento, é inspiração e vai além do entretenimento: transformando a cultura, comportamento e consumo, impactando toda a nossa sociedade e trazendo novos hábitos”, diz. “Não é mais sobre vender ou entreter. É sobre vender através do entretenimento.”

Uma projeção do TikTok mostra a relevância desse novo ângulo. De acordo com a plataforma, 85% dos usuários brasileiros pesquisam sobre um produto depois de tê-lo visto pela primeira vez em algum vídeo no TikTok.

Os vencedores do TikTok Awards

As campanhas publicitárias cada categoria foram:

  • TikTok para todes: Dove + Oliver – That’s not my name challenge
  • Parceria de milhões:  Rock in Rio + A-LAB Content Lovers – #RockInRioEuVou;
  • Tem aquela baita presença: Avon + Wunderman Thompson Brasil – #Avonscov: O Hit do TikTok;
  • Vai para a FY, caramba: Prime Video + DOJO – Raio X Prime Video;
  • Deixa baixo alto: Burger King/Zamp + David – Dueto Delivery;
  • POV: hitei no TikTok: Coca-Cola + Wunderman Thompson Brasil – Coca-Cola light, Coca-Cola normal, Coca-Cola trend no TikTok;
  • Isso aqui esquece, tá falando da elite: Guaraná Antarctica + Snack Content – @guarana

Na operação brasileira do TikTok, há a expectativa de que o prêmio vá muito além do burburinho das redes sociais sobre os vencedores. É esperado que o prêmio ajude a trazer mais anúncios à plataforma — sejam eles de pequenas ou grandes marcas — já que iniciativas bem-sucedidas passam a ser amplamente divulgadas.  “O prêmio vai disseminar boas práticas e referências para as empresas que ainda não investem na plataforma”, afirma Comazzetto.

TikTok para empreendedores

Essa não é a primeira tentativa da plataforma de se aproximar também dos criadores de conteúdo autônomos. Há alguns meses, o TikTok criou o “Vem Comigo”, iniciativa que busca capacitar pequenos empreendedores que comercializam produtos dentro da plataforma. Com conteúdos gratuitos, a ideia era orientar esses empreendedores sobre o “TikTok for Business”, recurso do TikTok voltado às PMEs.

“O TikTok é um grande aliado dos pequenos e médios negócios, que encontram na nossa plataforma muitas ferramentas para atingir seu público-alvo de maneira assertiva e muito criativa. Nossa plataforma promove descobertas e cultura e cria oportunidades únicas de impacto para criadores e também para marcas — de todos os tamanhos”, conclui Comazzetto.

Fonte: Exame