Turismo
Domingo, 28 de abril de 2024

Relembre de seis inaugurações em São Paulo que marcaram positivamente 2022

Fred Sabbag se despede deste ano com uma – saborosa – retrospectiva gastronômica. Confira a seguir seis endereços que abriram as portas em 2022 e conquistaram o paladar do nosso colunista

Estamos chegando ao final de mais um ano conturbado no âmbito social e político, fruto do “fla-flu” que infelizmente faz parte do nosso cotidiano. Nem mesmo a Copa do Mundo, que geralmente une o país por pelo menos dois meses, foi capaz de trazer a alegria que esperamos desde 2002 com o pentacampeonato no Japão.

Contudo, no que tange ao objeto principal desta coluna, 2022 foi um ano de vitórias e alegrias. Depois do desastre que foi 2020 em razão da pandemia e da incerteza e depois retomada que tomou 2021, neste ano que termina em breve ocorreu um intenso movimento de inaugurações que renderiam um texto gigantesco.

De qualquer forma, amante de listas que sou, resolvi neste texto – o último de 2022 – fazer o mesmo que fiz no meu último de 2021: uma “retrospectiva positiva” listando aberturas que me agradaram durante o ano (já me penitenciando que esqueci de alguma ou algumas).

Obviamente, por motivos diversos, há muitos lugares a serem ainda visitados e que espero fazê-lo em breve. Por isso escolhi apenas seis, porém de diversos estilos.

Mais uma vez, agradeço publicamente Daniela Filomeno Tina Bini pela existência dessa coluna e desejo um Feliz Ano Novo com muitas outras inaugurações de sucesso.
Até breve e obrigado a todos que acompanharam está coluna em 2022.

Rosewood São Paulo

Restaurante Le Jardin do hotel Rosewood / Ruy Teixeira

O criativo e luxuoso hotel no coração da Bela Vista (e que funciona curiosamente onde nasci) está localizado na Cidade Matarazzo, complexo único no país. O hotel tem como chef executivo Felipe Rodrigues, chef patissière Saiko Izawa, e nele há três restaurantes: Le Jardin (casual, para o dia todo), Taraz (com pratos focados na América do Sul e com curadoria do chef Felipe Bronze) e Blaise (uma brasserie contemporânea com ingredientes brasileiros). Além disso, o bar Rabo di Galo é um show à parte e que conta com atrações musicais diariamente.

Rosewood São Paulo: Rua Itapeva, 435, Bela Vista, São Paulo-SP.

Mila

Massas do Mila: uma osteria urbana / Lais Acsa

Intitulado por seu fundador Tito Paolone como uma “osteria urbana”, o Mila é um restaurante moderno com inspiração na culinária italiana e influência de diversas outras culinárias no variado e criativo cardápio. Durante quase a totalidade do ano a cozinha foi chefiada por Pedro Pineda (hoje no exterior), além do que merecem destaque o serviço e a carta de vinhos que estão a cargo de Camila Ciganda.

Mila: Rua Bandeira Paulista, 1.096, Itaim Bibi, São Paulo-SP. Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h, aos sábados das 13h às 18h e das 19h às 23h e aos domingos das 13h às 17:30h.

Make Hommus Not War

Make Hommus Not War abriu durante a pandemia apenas para delivery e recentemente ganhou espaço físico para receber os clientes  / Anderson Freire

Nascido como delivery durante a pandemia em 2020, neste ano o Make Hommus Not War inaugurou seu salão para receber clientes ávidos pela aveludada pasta de grão de bico com tahine feita por Fred Caffarena Talita Silveira, além de outras delícias no cardápio.

Make Hommus Not War : Rua Oscar Freire, 2.270, Pinheiros, São Paulo-SP. Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 22h, aos sábados das 12h às 16h e das 19h às 22h e aos domingos das 12h às 16h.

Osso

Osso serve cortes maturados e in natura / Divulgação

Fruto da sociedade entre o renomado chef peruano Renzo Garibaldi e os empresários Alexandre Mora e Guilherme Mora, o Osso abriu suas portas em São Paulo com o objetivo de servir cortes maturados e in natura e pratos típicos peruanos com a mesma qualidade da premiada matriz peruana (em Lima). Além disso, merece destaque a ótima carta de vinhos do restaurante.

Osso: Rua Bandeira Paulista, 520, Itaim Bibi, São Paulo-SP. Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 15:30h e das 19:30h às 23h, aos sábados das 12h à 0h e das 19h às 22h e aos domingos das 12h às 18h.

Stasera

Stasera tem à frente o quarteto Nina Corrêa Bastos, Marcelo Corrêa Bastos, Jean Ponce e Greigor Caisley  / Reprodução Instagram

Inaugurada no clássico sobrado que por muito tempo funcionou o festejado Jiquitaia, o Stasera é uma tratoria moderna que tem à frente o quarteto Nina Corrêa BastosMarcelo Corrêa BastosJean Ponce Greigor Caisley. A cozinha é chefiada por Lucas Silla e dela saem pratos clássicos e autorais da culinária italiana.

Stasera: Rua Antônio Carlos, 268, Consolação, São Paulo-SP. Aberto de terça-feira a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 23h, aos sábados das 12h às 16h e das 19h às 23h e e aos domingos das 12h às 16h.

Shuk Falafel & Kebabs

Coalha com tomates confitados do Shuk Falafel & Kebabs que oferece menu com comida do Oriente Médio / Mauro Cesar

Por fim, não poderia deixar de mencionar a abertura do Shuk Falafel & Kebabs, comandado pelo casal Suzana Goldfarb e Mauro Brosso. O restaurante, que nasceu de outro projeto eu trabalhava apenas sob delivery, tem um variado cardápio que mescla comida mediterrânea, judaica e árabe em geral.

Shuk Falafel & Kebabs: Rua Ferreira de Araújo, 385, Pinheiros, São Paulo-SP. Aberto diariamente, das 12 às 15h, e de quinta a sábado das 12h às 23h.

Fonte: CNN