Turismo
Domingo, 28 de abril de 2024

Fim de ano no Uruguai: destinos, restaurantes e passeios no país vizinho ao Brasil

Seja em Montevidéu, Punta del Este ou Colônia do Sacramento, a três regiões queridinhas dos brasileiros têm características muito diferentes, inclusive preços, durante as festividades; confira dicas da colunista Giuliana Nogueira

Nas semanas entre Natal e Ano Novo muita gente viaja para o Uruguai e a pergunta que mais recebo é: “para onde ir nesta época?”.

As três regiões mais visitadas por turistas brasileiros neste período têm características muito diferentes – inclusive preços.

Enquanto no departamento de Maldonado – que inclui Punta del Este e José Ignácio – os preços de hospedagem disparam, nas regiões de Colônia do Sacramento e Montevidéu ainda é possível encontrar boas opções.

Entretanto, assim como no Brasil, o povo quer praia! E os departamentos de Maldonado e de Rocha são os que incluem os visuais litorâneos mais bonitos.

Porém todas as regiões têm boas opções a depender do que você procura. E, claro, de quanto está disposto a gastar.

Confira abaixo  dicas de três cidades uruguaias e o que fazer nas redondezas neste período do ano:

Montevidéu

A grande maioria dos aviões que chegam ao país pousam no Aeroporto Internacional de Carrasco. Caso você pretenda passar alguns dias no Uruguai, entre 23 de dezembro e 10 de janeiro, sempre recomendo começar por Montevidéu.

Assim como São Paulo, muitos dos bons restaurantes aproveitam os primeiros dias do ano para dar folga a equipe, já que até os próprios montevideanos partem para o leste. Entre Natal e Ano Novo ainda dá para pegar alguns desses lugares abertos.

Os maiores festejos, tanto natalino quanto do último dia do ano, ocorrem a tarde, nos dias 24 e 31 de dezembro – na Ciudad Vieja e redondezas do Mercado Del Puerto.

Rola uma animada festa de rua embalada pelo candombe (ritmo africano envolto por tambores e muito popular no Uruguai) como se fosse um carnaval fora de época, mas muito bem-vindo para alegrar os passantes. Sidra, cerveja e banho de água atingem quem passa nas ruas em uma brincadeira dos moradores e comerciantes locais.

Para quem quer investir em ceias, os restaurantes de hotéis são os que costumam oferecer os serviços; o preço médio do menu é de US$ 150 por pessoa.

Entre as opções destaco o Restaurante Arcadia do Hotel Radisson, que fica no 25° andar e tem uma vista deslumbrante para o Rio da Prata; o restaurante Plantado do Hotel Hyatt em Pocitos também é uma boa opção de cozinha para ceia.

Em Carrasco, o restaurante do luxuoso Sofitel Casino e Hotel conta também com música ao vivo além da ceia.

Fachada do suntuoso Sofitel em Carrasco, hotel construído na primeira metade do século 20 / Giuliana Nogueira

A minha escolha pessoal seria o mais jovem dessa lista, o Cauce Restaurante, dentro do hotel Costanero, onde fiz uma das melhores refeições da última viagem. O local possui ainda uma linda vista para Pocitos, onde ocorre a maior queima de fogos da região.

Interior do Cauce, restaurante com vista para a praia / Giuliana Nogueira

Caso queira conhecer o restaurante (não necessariamente para a ceia), o menu da casa é diverso e traz delícias como as molejas ao Jerez, croquetas cremosas e boas sugestões de pratos principais sazonais, além de ficar aberto 365 dias no ano.

Casa fica aberta o ano inteiro e serve molejos ao Jerez e croquetas cremosas / Giuliana Nogueira

Embora a maior movimentação esteja nas ruas e nas areias das praias durante a tarde, não quer dizer que não tem gente encarando as águas geladas para pular as sete ondas, especialmente na região de Pocitos.

Para quem busca balada, sim, elas existem também em Montevidéu, mas o agito está mesmo na região de Punta del Este.

Punta del Este

Se você busca agitação e festas glamourosas, Punta del Este e arredores é o lugar, com baladas famosas (que eu nunca frequentei), como o Réveillon La Fiesta que acontece na Praia Brava ou a We Celebrate no pub Moby DickPara ver os fogos, o lugar certeiro é a Praia Mansa.

Quer tranquilidade?

As regiões de La Barra e José Ignácio, a poucos minutos dali, ficam movimentadas durante o dia, mas as noites costumam ser tranquilas. Alguns restaurantes também funcionam nestas datas comemorativas, como o gostoso El Abrazo e o premiado Parador La Huella – o único uruguaio classificado na lista dos melhores da América Latina pelo Latin’s America 50 Best.

Parador La Huella é restaurante pé na praia e único uruguaio entre os 50 melhores da América Latina / Divulgação

Outra boa notícia para quem viaja para região é que restaurantes que costumam operar em dias reduzidos na baixa estação ampliam os horários durante o verão.

No leste, os dias são longos e consegue-se aproveitar bem praias e vinícolas, visitar os balneários vizinhos (Piriápolis ou Cabo Polônio) e ainda sair para jantar um pouco mais tarde.

Três boas dicas da região são: a cozinha basca do Leonardo Etxea em Punta del Este, a cozinha leve e fresca do impecável Salon N°3 em La Barra e o Destino Sushi & Wok em José Ignácio, que trabalha majoritariamente com pesca local.

Fonte: CNN