Negócios
Domingo, 14 de dezembro de 2025

Shell compra produtora de biogás em seu maior movimento de diversificação

Companhia tenta reduzir dependência de combustíveis fósseis com portfólio mais amplo de energia

A Shell fechou ontem à noite a aquisição da Nature Energy, a maior produtora de biogás da Europa, por 1,9 bilhão de euros. Esse é o maior movimento da petrolífera anglo-holandesa até agora na diversificação de portfólio de energia, tentando começar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis, observa o Financial Times.

A aquisição da empresa dinamarquesa acontece depois que a rival BP anunciou a compra da Archaea Energy, há um mês, uma produtora de biogás listada em bolsa americana. A BP está pagando US$ 4,1 bilhões no ativo.

A Nature Energy detém 14 usinas operacionais e um gasoduto, com cerca de 30 novos projetos de usinas na Europa e na América do Norte, segundo a Dow Jones, o que passará a compor uma subsidiária integral da Shell.

A compradora espera atrair investidores voltados a inovação e sustentabilidade, melhorando sua reputação ambiental. O biometano é quimicamente igual ao gás natural, mas produzido a partir de resíduos industriais, agrícolas e residenciais.

A Shell começou a investir nesse segmento no mercado americano em setembro, com uma usina de biometano, e tem outras três em construção na América do Norte. No ano passado, a Shell produziu 3,2 milhões de barris de petróleo e gás natural.

Fonte: Pipeline Valor