Tecnologia
Terça-feira, 23 de julho de 2024

Twitter rotula contas de mídias cubanas como ‘afiliadas ao governo’

As contas no Twitter de importantes veículos de comunicação de Cuba foram rotuladas como “mídia afiliada ao governo” cubano, o que provocou o protesto de ao menos um diretor de um portal de notícias e um dirigente do país na segunda-feira (24).

O rótulo foi colocado nas contas de Granma, Cubadebate, Tribuna de La Habana, Agencia Cubana de Noticias e Juventud Rebelde, entre outros.

“#Twitter rotulou pejorativamente os veículos que não apoiam o discurso do império. Não podemos esquecer que essa rede social atua articuladamente com a CIA, o MI6 e o Dpto. De Estado”, denunciou em sua conta do Twitter o diretor do portal de notícias Cubadebate, Randy Alonso Falcón.

O Cubadebate afirmou que a medida “censura e estigmatiza as mídias públicas do país” e “afeta os destinatários e potenciais leitores dos tuítes das mídias rotuladas”.

É “mais uma evidência da manipulação de algoritmos para reduzir a visibilidade de algumas mídias em relação a outras”, escreveu Rogelio Polanco, chefe do Departamento Ideológico do Partido Comunista de Cuba, no Twitter.

O rótulo do Twitter pode encaminhar o usuário para uma página que explica que a rede social toma essa decisão quando considera que o Estado em questão “exerce controle sobre o conteúdo editorial” dessas mídias.

No sistema socialista cubano, todos os meios de comunicação são públicos. Embora existam meios de comunicação independentes que são tolerados, a legislação do país os considera ilegais.

Fonte: AFP