Negócios
Terça-feira, 23 de julho de 2024

Ele apostou em e-commerce para contratar diaristas, lançou franquias e já faturou R$ 6 milhões

Cássio Nunes Siqueira é dono da Cia das Diaristas, empresa que nasceu para atender empresas no interior do Rio Grande do Sul e agora cresce com unidades em diversos estados

A primeira empresa de Cássio Nunes Siqueira, de 42 anos, era focada em administração de condomíniosem Santa Maria (RS). Ele fundou o negócio em 2004, e teve a ideia de incorporar limpeza corporativa ao portfólio de serviços oferecidos quatro anos depois. Com o bom desempenho, transformou a frente em uma empresa solo, a Cia das Diaristas, em 2013. O negócio ganhou um e-commerce em 2019, e passou a crescer com franquias no ano seguinte. Desde a criação do canal eletrônico, a empresa faturou um total de R$ 6 milhões. Para este ano, a projeção é alcançar R$ 3 milhões.

Siqueira conta que a ideia de trazer a limpeza residencial para o negócio surgiu após ele perceber uma maior procura por limpeza pós-obra e de apartamentos nos condomínios que atendia. O período em que decidiu tirar a Cia das Diaristas do papel coincidiu com a promulgação da PEC das Domésticas– que catapultou os serviços de contratação de empresas de limpeza. “Tivemos uma escalada muito boa, logo no início, por conta disso”, afirma.

O empreendedor diz que o crescimento veio, de fato, em 2019, quando colocou no ar um e-commerce para contratação online dos serviços. “Um cliente falou, em 2017, sobre a dificuldade em comprar fora do horário comercial, e isso me deu a ideia do e-commerce.” O piloto foi colocado no ar em 2018, com um investimento de cerca de R$ 20 mil. “Conseguimos passar a vender 24 horas por dia. Isso nos mostrou que tínhamos como ganhar mercado.”

Animado com os resultados obtidos e as perspectivas, ele pensou em uma forma de escalar o negócio e se informou sobre o sistema de franquias. A empresa foi selecionada para uma aceleração no Sebrae local e conseguiu formatar o modelo para iniciar a expansão em 2020. A primeira franquia foi vendida em outubro daquele ano e abriu as portas em junho de 2021, em São Paulo. Hoje, são 12 unidades negociadas.

No primeiro ano da pandemia, a empresa experimentou um novo aumento de busca no mercado residencial. “Nosso maior crescimento em 2020 foi em condomínios residenciais. Os espaços precisavam de higienização com maior frequência, e o mercado se abriu para nós.” A limpeza residencial hoje corresponde a cerca de 40%, mas o foco ainda é o corporativo, pois “garante uma recorrência maior, com mais previsibilidade de caixa”.

Siqueira diz que todas as diaristas contratadas pelas unidades próprias da franqueadora e pelas unidades franqueadas são registradas em regime CLT. O número de funcionárias depende da demanda local, mas cada unidade começa com duas. “A nossa franqueada de Cachoeira do Sul (RS), por exemplo, já está com 13 colaboradores.” 

O pacote de contratação prevê entre quatro e oito horas de serviço e pode custar cerca de R$ 199 para o período máximo no mercado paulista. O e-commerce chega a representar até 30% do faturamento atualmente, mas a meta é subir para 50%. O canal é gerido pela franqueadora e direciona os serviços contratados à unidade mais próxima ao cliente.

Agora, a Cia das Diaristas entra em uma nova etapa com a entrada de um novo sócio: a aceleradora 300 Franchising, fundada pelos irmãos Leandro e Leonardo Castelo. Com isso, a projeção de Siqueira é abrir 50 unidades até o final de 2023.

O investimento inicial para se tornar um franqueado é a partir de R$ 50 mil (o valor inclui taxa de franquia, marketing inaugural, treinamento e implantação), e o franqueado pode operar em home office, coworking ou espaço físico próprio – neste último caso, o aporte estimado não contempla a estrutura.

Fonte: Revista PEGN