Política
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Ciro associa “esquerda caviar” ao consumo de drogas

Candidato à Presidência pelo PDT participou do Programa do Ratinho na segunda-feira (19)

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) tem sido criticado nas redes sociais após associar a esquerda ao uso de drogas e ao financiamento do narcotráfico. A declaração foi feita durante uma entrevista ao Programa do Ratinho, na segunda-feira (19).

Na ocasião, o pedetista defendeu a federalização do combate ao crime organizado porque, segundo ele, a polícia local “não tem capacidade de resolver isso em nenhuma circunstância”.

“O policial é trabalhador, e por ser trabalhador, ele e a família dele moram na periferia. Ele sai para trabalhar e a família fica ali. Ou ele tem um pacto de não agressão com a facção criminosa ou o terror vai tomar conta”, disse.

Por causa dessa situação, afirmou, o policial “vai relativizando” o combate ao crime.

“Ele acha: ‘Olha, eu vou combater aqui o narcotráfico, quando eu sei que o burguês lá da zona sul do Rio falando de combater o fascismo tá cheirando cocaína desbragadamente’, e nunca houve uma batida policial nos apartamentos da esquerda caviar do Rio de Janeiro que presta um desserviço mortal ao Rio e ao Brasil”, afirmou.

O candidato afirmou que a solução não está em “subir com o Exército” nos morros do Rio de Janeiro, mas no uso de tecnologia.

“A experiência internacional mostra que o que você faz é tecnologia, inteligência policial, reconhecimento facial, siga o rastro do dinheiro, muda a legislação para expropriar o patrimônio no ponto da lavagem de dinheiro, e isto resolve o problema”, disse.

Até a manhã desta terça, a #Ciro estava entre as dez hashtags com mais interações nacionais no Twitter. Muitos dos comentários na rede faziam críticas ao pedetista pela fala. “E olha que Ciro tem se esforçado a cada semana para descer um pouco mais no subterrâneo mundo reacionário das trevas”, escreveu um usuário da rede.

Outro perfil afirmou: “Eu só queria dizer que hoje no ratinho o Ciro chamou toda a esquerda de drogada. O cara é a personificação da linha auxiliar do Bolsonarismo repetindo para a população frases que construíram o antipetismo”.

CNN procurou o candidato Ciro Gomes para comentar sua frase e as críticas, mas ainda não obteve retorno.

Sem conseguir avançar nas pesquisas, Ciro tem intensificado os ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que lideram as pesquisas de intenção de voto.

Segundo o agregador de pesquisas Locomotiva/CNN, Lula tem 47%, e Bolsonaro, 31%. Ciro aparece com 7%, dois pontos percentuais à frente de Simone Tebet (MDB).

Fonte: CNN