O candidato ao governo da Bahia não anunciou se estará ao lado do pedetista nas eleições deste ano
Candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil) abriu espaço para a vice na chapa do presidenciável Ciro Gomes (PDT), Ana Paula Matos, mas, tem evitado declarar apoio a candidatos à Presidência da República.
Ana Paula Matos faz parte do grupo político de ACM Neto em Salvador e tem participado frequentemente de agendas de campanha com o político na capital baiana. Já participaram de caminhadas e outros eventos juntos, por exemplo.
Nos eventos com Ana Paula, porém, ele não tem usado adesivos em apoio a Ciro Gomes, ao contrário da colega. Também não tem postado fotos nas redes sociais que a mostrem ao seu lado nem seus apoiadores têm carregado bandeiras que mostrem o pedetista.
Até o momento, ACM Neto não declarou apoio público a Ciro Gomes nem à própria candidata do União Brasil, Soraya Thronicke. Também não aparece fazendo campanha para Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os líderes na disputa ao Planalto.
“Sobre segundo turno, ainda não sei. Em relação ao primeiro turno será isso, manter minha independência e neutralidade”, afirmou ACM Neto à CNN.
A intenção de ACM Neto é não se ligar diretamente a um candidato à Presidência para não se prejudicar perante os eleitores e a própria base de sustentação política na Bahia.
O candidato ao governo baiano tem em sua coligação os seguintes partidos: União Brasil, PSDB, Cidadania, Republicanos, PP, PDT, PTB, Podemos, PSC, DC, PRTB, Solidariedade e PMN.
Cada uma das siglas tem um direcionamento em relação a quem apoiar à Presidência, nem todas convergentes. Portanto, para formalizar essa aliança de apoios, ACM Neto se comprometeu a não apoiar nenhum candidato. Nem mesmo Soraya Thronicke, candidata de seu partido.
Interlocutores afirmam ainda que pesquisas realizadas apontam que cerca de 70% do eleitorado de Bolsonaro e de Lula na Bahia preferem votar no ACM Neto. Dessa forma, não compensa ele se aliar a nenhum dos nomes para não perder parte dessas intenções de voto.
O discurso de ACM Neto pela Bahia tem sido de falar que, se eleito, vai governar o estado com qualquer que seja o presidente da República eleito, assim como fez quando prefeito de Salvador – passou pelos governos Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Bolsonaro.
A situação não impede Ana Paula de continuar ao lado de ACM Neto, que tem aparecido nas primeiras posições em pesquisas de intenção de voto para governador. Para a candidata, é positivo mostrar à população que faz parte do círculo de ACM.
Parte dos vereadores da base de ACM Neto e de Bruno Reis, prefeito de Salvador, de quem Ana Paula era vice, declarou apoio à pedetista na chapa de Ciro Gomes.
Fonte: CNN