Internacional
Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Ataque suicida em mesquita xiita no Paquistão deixa pelo menos 30 mortos

Um atentado suicida em uma mesquita xiita durante as orações de sexta-feira na cidade paquistanesa de Peshawar, no noroeste do país, matou pelo menos 30 pessoas, disseram a polícia e autoridades hospitalares.

O número de mortos deve aumentar substancialmente, já que muitos dos feridos estão em estado grave, segundo representantes da polícia e do hospital.

Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade pelo ataque, um dos mais letais em anos contra a minoria xiita do Paquistão, que há muito tempo é alvo de militantes islâmicos sunitas, incluindo o Estado Islâmico e o Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP), também conhecido como o Taliban paquistanês.

“Estamos em estado de emergência e os feridos estão sendo transferidos para o hospital”, disse o policial Mohammad Sajjad Khan à Reuters.

Nos últimos anos, militares do Paquistão têm controlado ataques quase diários reprimindo grupos militantes.

Mohammad Aasim, porta-voz do Hospital Lady Reading para onde as vítimas foram levadas, disse à Reuters que o local recebeu mais de 30 corpos.

O oficial sênior da polícia Ijaz Khan confirmou que pelo menos 30 foram mortos e que foi um atentado suicida.

Ele disse à Reuters que dois homens armados chegaram perto da mesquita em uma motocicleta e foram parados pela polícia de plantão para revista do lado de fora.

“Eles abriram fogo contra a polícia… e entraram na mesquita”, afirmou.

Fonte: Reuters