Internacional
Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Juiz impede de forma temporária que New York Times publique materiais do Projeto Veritas

Um juiz de Nova York impediu na quinta-feira de forma temporária que o New York Times publique alguns materiais relativos ao grupo ativista conservador Projeto Veritas, uma medida rara que o jornal disse violar décadas de proteções da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos.

A ordem do juiz Charles Wood, da Suprema Corte do condado de Westchester, cobre memorandos redigidos por um advogado do Projeto Veritas e obtidos pelo NYT.

Wood agendou uma audiência para a próxima terça-feira para analisar uma proibição mais longa de publicação e se o jornal deveria retirar referências a informações privilegiadas entre advogado e cliente de um artigo de 11 de novembro sobre as práticas jornalísticas do Projeto Veritas.

“Este veredicto é inconstitucional e estabelece um precedente perigoso”, disse Dean Baquet, editor-executivo do NYT, em um comunicado por email. “Quando um tribunal silencia o jornalismo, falha com seus cidadãos e mina seu direito de se informar”, acrescentou.

“A Suprema Corte deixou isto claro no caso dos Pentagon Papers, um veredicto histórico contra restrições prévias que impedem a publicação de jornalismo digno de notícias. Este princípio se aplica claramente aqui. Estamos buscando uma revisão imediata desta decisão”, afirmou.

Fonte: Reuters

Advogados do Projeto Veritas pediram que Wood interviesse depois que “referências a, descrições de, e citações literais” de memorandos de seu advogado Benjamin Barr foram publicadas no NYT.