O Festival de Toronto encerrou neste sábado, dia 19, sua 46ª edição coroando “Belfast” como seu grande vencedor e solidificando as chances de o filme, dirigido e roteirizado por Kenneth Branagh, chegar à próxima edição do Oscar.
Produção britânica, “Belfast” conquistou o People’s Choice Award, honraria máxima do evento canadense. Sua estreia nos cinemas está programada para 12 de novembro no Reino Unido e 16 de dezembro no Brasil, onde sairá pela Universal Pictures.
Ambientado na Irlanda do Norte no final da década de 1960, “Belfast” acompanha o jovem Buddy, papel de Jude Hill, que sonha com um futuro glamoroso, mas precisa enfrentar os percalços impostos por um cenário tomado pela violência civil e pela luta da classe trabalhadora.
A trama tem inspiração na infância de Branagh, que nasceu na mesma cidade que dá nome ao filme. “É a visão de um garoto de nove anos, viciado em filmes, para uma situação de conflito”, definiu o diretor aos estudantes de cinema da Queen’s Film Theatre no ano passado.
A produção conta ainda com a participação de Jamie Dornan, de “50 Tons de Cinza”, Caitriona Balfe, do seriado “Outlander”.
O Festival de Toronto premiou ainda por “The Eyes of Tammy Faye”, sem previsão de estreia no Brasil, que narrra a trajetória de Tammy e seu marido, Jim Bakker, os criadores da maior rede de radiofusão religiosa norte-americana.
Benedict Cumberbatch também saiu condecorado por “Ataque dos Cães”, com estreia prevista para 1º de dezembro na Netflix, uma história de disputa entre dois irmãos, um deles vivido Cumberbatch.
O ator recebeu o prêmio ainda por “The Electrical Life of Louis Wain”, longa sobre a vida de Wain, um artista britânico conhecido por seus desenhos de gatos com grandes olhos.
O último prêmio de destaque do festival foi para o diretor Denis Villeneuve por seu trabalho em “Duna”, baseado num livro homônimo que é considerado um dos pilares da literatura de ficção científica.
O filme, que chega aos cinemas brasileiros em 21 de outubro pela Warner Bros. Pictures, conta com Timothée Chalamet e Zendaya no elenco.
Fonte: FolhaPress