Economia
Terça-feira, 14 de maio de 2024

Sem Petrobras, BR muda de nome para Vibra Energia

Com a saída da Petrobras de seu capital, a BR Distribuidora anunciou hoje mudança de seu nome corporativo. Passa a se chamar Vibra Energia. A estratégia é iniciar o processo de desvinculação com a estatal brasileira. Porém, a companhia vai manter o nome BR em seus oito mil postos espalhados pelo Brasil. Também continuam as marcas BR Mania para as lojas de conveniência e Lubrax+ nos centros automotivos.

O lançamento da nova marca ocorre em um momento em que a empresa quer diversificar seus investimentos em energia renovável, comercialização e distribuição de gás. A oferta de ações na B3, que marcou a saída histórica da Petrobras, ocorreu no início de julho.

A mudança está sendo comandada por Wilson Ferreira Junior, que saiu da Eletrobras para assumir a BR em março deste ano. A notícia foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim em seu blog.

Em comunicado, Wilson Ferreira disse que a mudança na marca é mais um “passo na jornada rumo à economia de baixo carbono”. A nova marca foi criada pelo escritório de design Tátil e vai atingir nesse primeiro momento os cerca de 18 mil clientes empresariais da companhia, como indústrias, transportadoras e usinas termelétricas.

Em entrevista recente ao GLOBO, o ex-banqueiro e ex-deputado federal Ronaldo Cezar Coelho, que é o maior acionista individual da BR, disse que a saída da estatal destrava valor da empresa.

Assim, a empresa deve iniciar uma mudança visual em sua estrutura logística, que inclui 95 bases de armazenamento, 13 depósitos e uma fábrica de lubrificantes. Já no mercado de energia, a Vibra vai atuar por meio da comercializadora Targus, da qual possui 70%.

Além das marcas no varejo serem mantidas, a Vibra manteve o acordo de licenciamento com a Petrobras para usar a marca BR Aviation na venda de querosene de aviação (QAV) para o setor aéreo.

Fonte: O Globo