Economia
Sexta-feira, 8 de novembro de 2024

A aquisição da Alpargatas para suprir sua lacuna digital

A Alpargatas está comprando a IOASYS, uma empresa focada em desenvolver soluções digitais para grandes marcas — uma aquisição que tenta preencher as lacunas tecnológicas da fabricante das sandálias Havaianas em meio à reinvenção dramática do varejo.

A aquisição leva para dentro da Alpargatas cerca de 220 colaboradores-geeks — incluindo 120 desenvolvedores, bem como profissionais de UX, UI, e tecnologias agile — num momento de escassez de mão de obra qualificada dado o boom de startups.

A IOASYS (pronúncia: aio-ÊISIS) pode se tornar para a Alpargatas o que a Luiza Labs foi para o Magalu. O CEO Roberto Funari disse ao Brazil Journal que a Alpargatas pretende usar a IOASYS como “uma plataforma para aquisição de talentos, treinamento e inovação.”

Fundada em 2012 em Belo Horizonte, a IOASYS já fez projetos para clientes como Banco Inter, Burger King, LATAM Airlines, Pfizer, Localiza e Fleury.

O valor da aquisição será de no máximo R$ 200 milhões, e o valor será pago ao longo de cinco anos — parte em dinheiro, parte em ações da Alpargatas.

Os fundadores Walter Galvão Neto e Gilson Vilela Júnior continuarão à frente do negócio, que permanecerá independente mas terá uma equipe dedicada a potencializar o crescimento da marca Havaianas.

A IOASYS vai ajudar a Alpargatas em três grandes frentes:

Acelerar o CRM. Mais de 150 milhões de brasileiros compram pelo menos um par de Havaianas a cada ano. A Alpargatas quer estreitar esse relacionamento, abrindo caminho para o cross-selling de produtos de vestuário e acessórios. A partir de um perfil mais assertivo do cliente, a Alpargatas quer oferecer editoriais de moda e estilo, acesso a promoções e lançamentos customizados, bem como engajamento com atividades da marca.

Serviços omnichannel. A Alpargatas já está implantando o ‘click and collect’ e o ‘ship from store’ em todas as suas 487 lojas no Brasil e 200 lojas no exterior. Mas a IOASYS vai criar outras experiências, incluindo a chamada ‘prateleira infinita,’ que permite que o cliente tenha acesso a todos os SKUs da marca — mesmo que a loja física não os tenha em estoque.

Funari disse ao Brazil Journal que a Alpargatas também está pensando em novos modelos de relacionamento, como assinaturas de produtos. O principal alvo: os chamados ‘HavaLovers’: clientes heavy users que usam as sandálias e são mais propensos a experimentar outras categorias da marca.

Recorrência. Nove em cada 10 clientes que compram Havaianas voltam para comprar o segundo par. A Alpargatas quer investir em soluções digitais para facilitar que o cliente encontre tanto a loja quanto o produto que procura. A IOASYS vai bolar experiências e soluções para que isso aconteça.

Fonte: Brazil Journal