O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apresenta nesta segunda-feira (22) seu plano para acabar com o confinamento na Inglaterra, que começará com a reabertura das escolas no dia 8 de março.
Todo o país entrou em um novo confinamento no início de janeiro para lutar contra a epidemia de covid-19, que provocou mais de 120.000 mortes no Reino Unido e deixou os hospitais à beira do colapso.
Como o confinamento e a campanha de vacinação em massa resultaram em uma queda do número de novos casos, hospitalizações e mortes, Boris Johnson anunciará na parte da tarde, no Parlamento, as medidas para acabar com o confinamento e concederá uma entrevista coletiva.
O secretário de Estado para a vacinação, Nadhim Zahawi, confirmou a reabertura de todas as escolas britânicas em 8 de março. Ele chamou a retomada das atividades de “ambiciosa”, mas também a considerou “cautelosa e baseada em dados”, de acordo com uma entrevista à BBC.
A partir de 29 de março, serão permitidos encontros ao ar livre limitados a seis pessoas ou duas casas diferentes, segundo o plano do governo.
Porém, estabelecimentos comerciais que não são considerados essenciais – salões de beleza, pubs, restaurantes, cinemas e museus – terão de esperar. O fim do confinamento será “cuidadoso e progressivo”, advertiu Boris Johnson.
Fonte: IstoéDinheiro