O site de venda de artigos para o lar MadeiraMadeira tornou-se nesta quinta-feira (7) o 16º unicórnio brasileiro, nome dado a empresas avaliadas em ao menos US$ 1 bilhão. Para chegar no valor, a startup anunciou hoje um aporte de US$ 190 milhões liderado por SoftBank e Dynamo.
A MadeiraMadeira foi criada há 10 anos e registrou crescimento de 120% no ano passado, favorecida tanto pela maior procura por itens para a casa como pelo avanço do comércio eletrônico. Os dois segmentos saíram beneficiados em meio à pandemia do novo coronavírus.
A startup é o primeiro unicórnio de 2021. O Brasil tem outras 15 empresas que atingiram o mesmo marco. A primeira delas foi a 99, em 2017. O ano que mais registrou o “nascimento” de unicórnios foi 2019. Foram cinco: Gympass, Wildlife, Ebanx, Loggi e QuintoAndar.
Segundo a Associação Brasileira de Startups, o Brasil chegou a 13.380 startups em 2020. Em 2017, quando a 99 atingiu o valor de US$1 bilhão, havia 5.147 empresas do tipo cadastradas na Abstartups.
Fonte: BizNews