O governo da Holanda anunciou que irá extinguir informações sobre identificação de gênero dos documentos do país. Entretanto, as alterações só irão acontecer entre os anos de 2024 e 2025.
A demora se deve ao fato de que o governo já estava com um projeto de reformulação dos documentos de identificação. Com isso, a exclusão das informações de gênero deverá acontecer quando o novo modelo dos documentos entrar em vigor, o que deve acontecer em alguns anos.
Em uma nota conjunta, entidades de defesa de gênero comemoraram o anúncio do governo holandês. A COC (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e interssexuais), a NNID (diversidade sexual) e a TNN (transgêneros) disseram que a notícia é “ótima”.
“Ao remover o registro de gênero do bilhete de identidade, você oferece uma solução direta e concreta para as pessoas que agora precisam passar a vida com documentos que não refletem adequadamente quem são”, afirma a nota.
Os grupos alegam ainda que a exclusão das informações de gênero é importante para pessoas que não se enquadram nas definições de homem e mulher. “Isso oferece uma solução para as pessoas que continuam recebendo perguntas desnecessárias e indiscretas sobre seu sexo”.
Fonte: Biznews