Negócios
Terça-feira, 23 de junho de 2026

Novo CEO global da Heineken é brasileiro; saiba quem é Rafael Oliveira

Heineken nomeou o brasileiro Rafael Oliveira como seu novo presidente-executivo (CEO) e presidente do conselho de administração nesta terça-feira, 23, marcando a primeira vez que a cervejaria holandesa nomeia alguém de fora para o cargo de liderança, em um momento em que as empresas do setor de bebidas alcoólicas buscam impulsionar as vendas por meio de mudanças na liderança.

Oliveira é CEO da JDE Peet’s, fabricante holandesa de café e chá, desde 2024. Ele passará a integrar a Heineken, a segunda maior cervejaria do mundo, por um período de quatro anos a partir de 1º de outubro, informou a empresa, acrescentando que espera que ele acelere a estratégia já definida para 2030.

“Após uma rigorosa busca global, o conselho de supervisão escolheu Rafa por unanimidade por sua combinação única de visão estratégica, experiência operacional e perspicácia financeira”, afirmou a Heineken, em comunicado.

As ações da Heineken subiam cerca de 3%, superando o desempenho do mercado em geral e atingindo seu nível mais alto desde março.

A incerteza sobre quem lideraria a fabricante das marcas Tiger e Sol, além de sua cerveja lager homônima, pesou sobre as ações da empresa.

O ex-CEO Dolf van den Brink, que liderou a Heineken por seis anos, anunciou sua renúncia inesperada em janeiro, e a empresa está sem presidente-executivo desde o início de junho.

Quem é Rafael Oliveira

Rafael (Rafa) Oliveira é bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui um MBA Internacional pela Universidade de Chicago.

Ele iniciou sua carreira no Brasil nas divisões de Pesquisa de Ações do Banco Icatu e do Banco BBA-Creditanstalt. Depois, trabalhou por 10 anos no Goldman Sachs Group, ocupando diversos cargos de liderança sênior.

O brasileiro já trabalhou e morou no Reino Unido, Austrália e Hong Kong.

A Heineken destacou que Oliveira possui duas décadas de experiência tanto em mercados desenvolvidos quanto em mercados emergentes, além de um histórico de implementação de estratégias focadas e melhoria de desempenho.

Antes de ingressar na JDE Peet’s, ele atuou como presidente de mercados internacionais na Kraft Heinz, onde trabalhou por 10 anos.

Em comunicado, Oliveira afirmou que a estratégia da Heineken para 2030, segundo a qual a cervejaria prometeu alcançar maior crescimento com menos recursos, era uma plataforma sólida para o futuro.

“Estou confiante de que aceleraremos o crescimento, impulsionaremos a produtividade e prepararemos a Heineken para o futuro, conquistando o coração dos consumidores em todo o mundo”, disse ele.

Do café para a cerveja

Analistas afirmaram que, além de uma sólida experiência em bens de consumo, ele também possuía experiência anterior em mercados de capitais, o que lhe dá uma vantagem ao buscar gerar retornos para alguns investidores insatisfeitos da Heineken.

Em apenas 17 meses na JDE Peet’s, gigante multinacional do setor de café,  Oliveira “demonstrou uma clara capacidade de diagnosticar e redefinir estratégias rapidamente”, afirmou Laurence Whyatt, analista do Barclays.

Oliveira, no entanto, carece de experiência em lidar com a dinâmica específica do setor de cerveja e bebidas alcoólicas, o que, segundo alguns analistas, representa um risco.

“Como alguém de fora do setor de cerveja e da Heineken, ele terá muito a provar”, escreveram analistas do ING em uma nota.

Oliveira terá a tarefa de liderar a Heineken em um plano para cortar 6.000 empregos, reanimar os volumes de vendas apesar da previsão de queda na demanda global por cerveja e alcançar os retornos para os investidores da rival Anheuser-Busch InBev .

O desafio é ainda maior, já que todo o setor enfrenta o aumento vertiginoso do custo de vida, mudanças nos hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e preocupações com os efeitos do álcool na saúde, além de ameaças emergentes, como medicamentos para emagrecer, que podem afetar o consumo de bebidas alcoólicas.

Fonte: IstoéDinheiro