No Mundo
Terça-feira, 23 de julho de 2024

Tática de terra arrasada não ajudará Putin a vencer a guerra, diz Olaf Scholz

Chanceler alemão afirmou que Moscou está usando energia e fome como armas na Ucrânia


Os ataques de “terra arrasada” de Moscou contra a Ucrânia estão apenas fortalecendo a aliança ocidental contra a Rússia, de acordo com o chanceler alemão, Olaf Scholz.

Scholz disse aos membros do Parlamento alemão que o presidente russo, Vladimir Putin, está usando energia e fome como armas, acrescentando que “essas táticas de terra arrasada não ajudarão a Rússia a vencer a guerra”.

“Eles apenas reforçam a determinação e a perseverança da Ucrânia e seus aliados”, disse ele em um importante discurso político antes de uma cúpula do Conselho Europeu em Bruxelas.

“No final, o terror de bombas e mísseis da Rússia é um ato de desespero — assim como a mobilização de homens russos para a guerra.

“Não deixaremos a última escalada de Moscou sem resposta”.

A chanceler alemã falou em referência à recente enxurrada de ataques de Moscou à infraestrutura energética ucraniana.

Os ataques às instalações de energia causaram apagões contínuos em todo o país e levaram as autoridades a introduzir restrições no uso de eletricidade a partir de quinta-feira.

Scholz disse que a Alemanha “se libertou da dependência” do gás russo, mas está trabalhando para reduzir os preços da energia, inclusive garantindo novos contratos de fornecimento de gás de outros países.

Ele se dirigiu à câmara baixa do parlamento em Berlim antes de uma reunião com os 27 países membros da União Europeia (UE) na quinta-feira, que devem se reunir pela segunda vez em quinze dias em um esforço para reduzir os preços da energia em toda a Europa.

Fonte: CNN