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Domingo, 15 de junho de 2025

Em ano de Copa, sites de aposta se capitalizam e aguardam regulação

Setor pode movimentar até US$ 127 bilhões no mundo nos próximos cinco anos

Em ano de Copa do Mundo, as plataformas de apostas esportivas já entraram em aquecimento e estão capitalizadas para o maior evento de futebol da terra. Num campo onde não falta concorrência, startups como Hit, GreenRun e Rei do Pitaco, que aceitam lances de fãs de futebol, recentemente levantaram rodadas de investimento para fazer a bola rolar no Brasil. Enquanto o governo tenta driblar impasses para regular e tributar o mercado, a maioria opera no país como offshore.

As plataformas de apostas financeiras complementam o segmento de fantasy games, liderado pelo Cartola, em que os usuários podem escalar times e prever resultados por diversão. De acordo com a Grand View Research, o mercado movimentou US$ 59,6 bilhões em todo o mundo em 2020 e vem crescendo 10% anualmente. A expectativa é que nos próximos cinco anos o giro chegue a US$ 127 bilhões.

Não à toa, essas plataformas têm atraído capital. O Rei do Pitaco, que segue o modelo de negócio do Cartola, com escalação de times, levantou uma série A de R$ 180 milhões no início do ano. A rodada liderada pela D1 Capital Partners foi acompanhada por Globo Ventures e pela americana Left Lane Capital. A GreenRun, que atende também aos fãs de basquete e futebol americano, estreou em março no país, apoiada por uma rodada seed de US$ 4,2 milhões da Vice Ventura.

Mas não são só firmas de venture capital que têm entrado nesse campo. Personalidades do mundo dos esportes também querem jogar. Com um modelo que replica o famoso “bolão”, a Hit captou R$ 3 milhões com o goleiro Marcos e o argentino Sorín. O cheque inicial vai ajudar a plataforma, que entrou em operação no início do ano, a alcançar 2,5 milhões de usuários até o fim do ano — contando com a Copa para isso.

“Eu sabia que esse mercado estava aquecendo no mundo inteiro. O que me atraiu para a Hit, especificamente, foi a equipe, muito preocupada com segurança, e a simplicidade do jogo. Não é um fantasy game em que você precisa ser um especialista, ficar estudando para decidir seu palpite, é algo mais popular”, contou Marcos Reis, o ex-goleiro ídolo da torcida do Palmeiras, ao Pipeline. “Eu sou das antigas, de vez em quando jogo bolão. Agora, online.”

A Hit funciona como uma rede social, em que os grupos se organizam de forma autônoma para fazer a aposta. A plataforma já conta com mais de 70 torneios e, com o final da Champions League, registrou usuários em cerca de 40 países. A empresa está na jurisdição de Malta e Curaçao, assim como diversas concorrentes.

Hoje, são cerca de 450 sites de apostas esportivas atuantes no Brasil. Um estudo do Ibope Monitor afirma que os 10 maiores investiram quase US$ 12 milhões em publicidade no primeiro semestre de 2020. São concorrentes como Bet365, Betway, Sportsbet, Apostas.net, FezBet e a Betano, que investe fortemente para colocar sua marca em clubes de futebol. A lista não para de crescer.

Fonte: Valor Pipeline