EDUARDO CUCOLO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Maior banco privado do país, o Itaú Unibanco descarta abrir mão da ampla base de clientes, diz que a XP Investimentos, da qual é sócio, é apenas mais um concorrente, e afirma ter como oferecer aos correntistas opções de investimento melhores que a de grandes corretoras, com uma vantagem: sem aquilo que a instituição vê como conflito de interesse entre investidores e assessores financeiros.
O banco criou polêmica nesta terça-feira (23) ao lançar uma peça publicitária, a primeira da nova campanha do segmento Personnalité, na qual questiona o modelo de remuneração de agentes autônomos, que podem ser incentivados a oferecer produtos que pagam a eles comissões maiores.
O filme foi criticado por representantes dos agentes, de corretoras e por Guilherme Benchimol, presidente e fundador da XP, que publicou uma “resposta aos ataques do Itaú”. O banco comprou em 2017 49,9% da corretora.
Carlos Sanches, diretor de Produtos de Investimento e Previdência do Itaú Unibanco, afirma que a campanha quer, em um tom bem-humorado, lançar uma discussão sobre práticas que podem ser aprimoradas.
“A gente tem um modelo que é extremamente alinhado com os interesses dos clientes, e existem outros modelos que não necessariamente têm esse alinhamento. O nosso especialista de investimento recebe a mesma coisa se o cliente investir no Tesouro Direto, em que a gente não cobra nenhuma taxa, ou em um fundo sofisticado, multimercado, em que a taxa é de 2%”, afirmou Sanches em entrevista à reportagem.
“Tem muita gente que nunca pode ter pensado que havia conflito de interesse em um modelo de distribuição [do agente autônomo].”
Questionado sobre a estratégia de fortalecer a marca Itaú e questionar um modelo utilizado pela XP na oferta de investimentos, Sanches afirma que o banco tem 25% do mercado de investidores pessoa física e pretende crescer ainda mais.
“Não é uma discussão específica sobre competidor A ou B. A gente tem uma participação acionária relevante, mas a XP é um concorrente nosso como Banco do Brasil, Bradesco ou Santander. É assim que a gente trata. Competição é sempre muito bom”, afirma.
“Somos acionistas lá, mas a gente tem uma base de clientes que representa praticamente 25% do mercado, e a ambição é de crescer ainda mais. Uma coisa não conflita com a outra. Se o modelo de distribuição evoluir, melhor para todos, o cliente vai ganhar.”
Felipe Wey, diretor do Itaú Personnalité, afirma que a campanha coincide com os 25 anos da marca e vai buscar também mudar a forma de comunicação com os clientes tradicionais e as novas gerações. O banco enquadra no segmento clientes de alta renda.
“A marca Personnalité continua sendo importante para nós e para os clientes. A gente percebe que tem muitas coisas boas que a gente precisava falar, produtos de crédito com taxas e condições especiais, assessoria financeira completa, produtos com uma curadoria em que a gente faz uma recomendação isenta, que não tem comissão por vender produto A ou B. Sempre respeitante o perfil do cliente, o apetite de risco e valorizando uma relação de longo prazo”, afirma.
“A gente quer contar isso mais diretamente, de maneira mais clara e mais moderna, pensando nos próximos 25 anos.”
Os executivos afirmam que o banco tem hoje como diferencial uma capacidade de análise de dados, com 2 bilhões de simulações por mês, que permite fazer recomendações de investimentos aos clientes com muito mais precisão e mais alinhadas com cada perfil.
“A gente está falando de um modelo em que não tem conflito na remuneração e em que as recomendações são feitas de maneira centralizada. A gente deixa pouco espaço para o nosso especialista escolher um produto A ou B”, afirma Sanches.
Destaques
Sábado, 11 de maio de 2024
Dólar | R$ 5,18 | 0,000% |
Peso AR | R$ 0,03 | 0,164% |
Euro | R$ 5,59 | 0,000% |
Bitcoin | R$ 114.180,92 | 0,096% |
Escolhidos por vereador Milton Leite para substituí-lo na Câmara já fazem campanha em reduto do clã
Uma raposa da política paulista conta que, na zona sul de São Paulo, há divisões de poder como no futebol brasileiro. A Série A é composta pelas famílias Leite e Tatto. A Série B, pelos clãs Caruso e Goulart e por Ricardo Nunes.Descontando o fato óbvio de que, após três anos como prefeito, Nunes deixou...
Política
Produção industrial opera acima do nível pré-pandemia em 7 de 15 locais, mostra IBGE
A produção industrial operava em março em nível superior ao de fevereiro de 2020, no pré-pandemia de covid-19, em 7 dos 15 locais pesquisados, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os parques industriais que superaram o pré-covid foram Mato Grosso (17,0%...
Economia
Bitcoin cai e flerta com maior sequência de quedas em 6 meses
As demais criptomoedas operam mistas nesta quinta O Bitcoin (BTC) recua pelo quinto dia seguido, flertando com a mais longa sequências de quedas desde outubro do ano passado, segundo dados compilados pela Bloomberg. Por volta das 7h50 desta quinta-feira (9), a maior cripto do mercado opera em baixa de -2,20%, a US$ 61.056. Ethereum (ETH),...
Economia
Nubank ultrapassa 100 milhões de clientes e fica só atrás de Caixa, Bradesco e Itaú
O Nubank ultrapassou a marca de 100 milhões de clientes, cerca de 11 anos após sua criação. A fintech tem atualmente 92 milhões de clientes no Brasil, seu primeiro e principal mercado, 7 milhões no México e cerca de 1 milhão na Colômbia. No final do ano passado, a base da fintech estava em 93,9...
Negócios
Tragédia em andamento deixa incógnita sobre tamanho da ajuda federal ao RS
O tamanho da ajuda federal ao Rio Grande do Sul ainda é uma incógnita diante do fato de que a tragédia está em andamento. Municípios inteiros seguem debaixo d’água, inviabilizando a mensuração dos prejuízos, e a perspectiva de novas chuvas na região desperta o temor de que a crise se estenda.Bases de dados do próprio...
Economia
Arena B3: antigo espaço de pregão no Centro de SP agora será casa de shows
O local conta com acessibilidade para pessoas com deficiência, elevadores, rampas e pontos específicos na plateia. A Arena B3 será administrada pela Arte & Atitude e a produtora Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho, empresário que lidera o Blue Note, clube de jazz com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Confira...
Negócios
Rússia está pronta para uma nova guerra mundial, diz Putin
Ao celebrar os 79 anos da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia está pronta para um novo conflito mundial –agora nuclear, potencialmente apocalíptico, contra seus antigos aliados do Ocidente.Chamando de “arrogantes” as elites ocidentais que apoiam a Ucrânia contra a invasão russa iniciada em...
No Mundo