Negócios
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Ticketmaster expande atuação no Brasil com empresa de Gusttavo Lima

CEO da Ticketmaster Brasil diz que estratégia da empresa passa por reduzir a concentração no eixo Rio-São Paulo para se transformar em um grupo efetivamente nacional

A gigante do entretenimento Ticketmaster está apostando no sertanejo para expandir sua presença no Brasil e levar seus serviços para além do eixo Rio-São Paulo. E a plataforma que será usada para acelerar esse projeto será a BaladAPP, empresa do cantor sertanejo Gusttavo Lima, recentemente adquirida pela Ticketmaster.

“A Ticketmaster é muito focada no mercado Rio-São Paulo. A BaladApp está em uma região complementar ao que estamos fazendo, focados em Goiânia, Brasília, algumas coisas em Manaus e exatamente no sertanejo, o tipo musical mais difundido no Brasil”, disse à IstoÉ Dinheiro Donovan Ferreto, CEO da Ticketmaster Brasil.

A BaladAPP foi fundada em Goiânia, em 2019 pelo cantor sertanejo e mais três sócios. A empresa brasileira presta serviços de venda, marketing e distribuição de ingressos para show e eventos no Brasil, principalmente por meio do seu site e aplicativo.

Já a Ticketmaster é controlada pela Live Nation, um dos maiores grupos de entretenimento musical do mundo, listado na bolsa de Nova York. No Brasil, a empresa é uma das principais plataformas de venda online de ingressos para shows e eventos.

A aquisição da BaladAPP marca um passo relevante da Ticketmaster para seu crescimento no Brasil. A empresa ficou fora do Brasil por quase 15 anos e voltou a atuar no país em 2023. Após a pandemia, o grupo identificou uma crescente demanda por eventos presenciais não apenas no Brasil mas em toda a América Latina, em especial na Argentina, Chile, Peru e Colômbia.

Ticketmaster
Donovan Ferreto, CEO da Ticketmaster Brasil (Crédito: Divulgação)

Agora, a meta é sair de uma atuação regional para se transformar em uma empresa efetivamente nacional.

+COP30: chanceler diz que alemães ‘ficaram contentes’ ao deixar Belém

Estimativas do mercado indicam que o mercado de eventos no Brasil movimenta entre R$ 130 bilhões e R$ 135 bilhões por ano. Entre as principais empresas que operam na venda de ingressos online estão Eventim, Livepass, Sympla, entre outros. No segmento de eventos ao vivo alguns dos grandes nomes são DC Set, Move Concert, Time 4 Fun (T4F) e outros mais.

Ticketmaster além dos ingressos

Segundo Ferreto, mais do que organizar eventos e comercializar os ingressos, a Ticketmaster está de olho no que está por trás da indústria de entretenimento. A empresa tem oferecido toda infraestrutura tecnológica e de dados para os organizadores, desde a inteligência para identificar os melhores períodos para realização e lançamento dos eventos, quanto a estrutura para evitar fraudes na comercialização dos ingressos.

No carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo, o executivo conta que quando a empresa fechou a parceria com os organizadores há dois anos, o evento recebia visitantes de 30 países. Neste ano, pessoas de 180 países diferentes passaram pelo sambódromo.

“A gente investe bastante em tecnologia e dados, para conseguir entregar algo que faça sentido na experiência. Se eu sei que o consumidor vem de fora da cidade, faz sentido eu oferecer um pacote de hospedagem, mostrar outros eventos que estarão acontecendo no mesmo período”, diz o executivo.

O uso da tecnologia também tem ajudado no combate aos cambistas e na venda de ingressos falsos. Em seu retorno ao Brasil, a Ticketmaster foi a primeira a implementar o QR code dinâmico. “Também lançamos o seguro ingresso e o reconhecimento facial para grandes eventos, que já usamos no Rock in Rio, Lollapalooza e The Town. Gosto de falar que a gente também vende ingresso”, afirma Ferreto.

Fonte: IstoéDinheiro