Economia
Sábado, 4 de outubro de 2025

Haddad: inflação acumulada em 4 anos será menor de um mandato desde o Plano Real

Apesar da inflação brasileira ter ficado acima do teto da meta em 2024 e manter-se em patamar elevado ao longo de 2024, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou acreditar que o governo Lula entregará a alta dos preços em um patamar histórico desde o início do Plano Real.

“Nós vamos terminar o mandato com a menor inflação de um mandato desde o Plano Real. Seguramente a inflação acumulada em 4 anos será pela primeira vez inferior a 20%“, disse Haddad durante evento promovido pelo Banco Safra nesta terça-feira (4).

A alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, considerado a inflação oficial do país) acumulada em 12 meses até agosto de 2025 foi de 5,13%. Nos oito primeiros meses do ano, a alta foi de 3,15%. Em agosto, foi registrada deflação de 0,11%.

O ministro afirmou ainda que espera “um crescimento médio próximo de três e o desemprego da mínima histórica” ao final do terceiro mandato do presidente Lula. Apesar do país estar de fato no ponto mais baixo da série histórica, as previsões para o crescimento da economia estão piorando em um cenário de alta dos juros para conter a inflação.

Fonte: IstoéDinheiro