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Terça-feira, 16 de julho de 2024

Espaçolaser aposta em franquias e depilação de homens para acelerar expansão

A porcentagem de clientes homens em busca de depilação na EspaçoLaser dobrou nos últimos cinco anos. Segundo a empresa, a fatia de clientes do sexo masculino passou de 9% em 2019 para mais de 15% em 2023.

“A gente tem um foco muito grande em aumentar o público masculino”, afirma a CEO da empresa, Magali Leite, em entrevista exclusiva ao site IstoÉ Dinheiro. Segundo a executiva, essa participação atual representa quase 4 milhões de clientes.

A multinacional brasileira já possui 800 unidades e aposta no avanço da clientela masculina e no modelo de franquia para acelerar a sua expansão. Hoje, das 854 unidades em cinco países da América Latina, 250 são franquias.

A CEO da Espaçolaser, Magali Leite (Crédito:Divulgação/Espaçolaser)

Desafios pós-IPO

A Espaço Laser encara o desafio de provar para o mercado que está de fato estruturada para o futuro. Desde a sua abertura de capital na bolsa de valores (IPO) em 2021, a empresa perdeu cerca de 94% de seu valor de mercado. Só em 2024, as ações acumulam quedas de em torno de 18%.

“Eu acho que a gente não está numa situação diferente da maioria das companhias que abriram capital em 2021”, justifica Magali Leite. “Todo mundo tem um papel que está descontado em 80, 90% desde o IPO nessa safra de 2021.”

A CEO afirma que a queda não preocupa tanto pois, por mais que a empresa esteja descontada, o nível do investidor em seu portfólio é “muito qualificado”. “É quem realmente consegue entender a qualidade do resultado que vem sendo entregue e o plano e a estratégia da companhia de longo prazo.”

Em fevereiro de 2024, a empresa anunciou uma nova reestruturação de sua dívida, com a emissão de R$ 733 milhões em debêntures. O objetivo era conseguir um maior prazo de pagamento e assim mudar o ciclo de conversão de caixa da empresa.

“A gente sabia que, em algum momento, se continuasse com a estrutura anterior, a gente ia diminuir os investimentos para poder pagar o serviço da dívida”, explica a CEO. “Estava num momento favorável, tinha credores novos querendo entrar na base da companhia, então a gente pegou tudo que era positivo e transformou da melhor maneira em uma nova estrutura de dívida.”

Expansão por franquias e novas frentes

A empresa anunciou recentemente uma estratégia para intensificar seu crescimento através de franqueados.

“Através da gestão do franqueado a gente consegue manter o nível de qualidade que a gente tem nas lojas próprias em locais mais distantes, com a população mais reduzida”, afirma a CEO.

Para estimular a abertura, a empresa abre chamadas para estabelecimento de novas unidades em municípios específicos. Outra estratégia é oferecer a possibilidade de franquias em “cidades chave” que antes contavam apenas com unidades próprias.

Em paralelo, a empresa lançou um novo posicionamento de marca, com mudanças de cores, slogan e com a influenciadora Jade Picon como “garota propaganda âncora”. “Somos uma marca líder de mercado e estamos reforçando cada vez mais o atributo de ser sinônimo de categoria”, diz a CEO.

A empresa mantém também a “Universidade do Laser”, uma célula de pesquisa, desenvolvimento e testagem de tecnologias. “Isso tudo requer investimento”, diz Leite.

Fachada de unidade da Espaçolaser em Jundiaí com a nova marca (Crédito:Divulgação/Espaçolaser)

A Espaçolaser começou a testar serviços como toxina botulínica, microagulhamento, peeling químico e preenchimento. Novos tratamentos, porém, ainda estão porém longe de serem oferecidos de forma massiva.

“A gente está falando do rosto do cliente, então a gente faz isso tudo com muita cautela”, explica a CEO. “A gente não pode arriscar a qualidade da nossa marca fazendo uma coisa de uma maneira menos cuidadosa.”

Busca por mais clientes homens

Para atingir novos clientes, a empresa possui um forte programa de incentivo a indicações, com descontos para quem recomenda e para quem decide experimentar.

Em uma unidade, por exemplo, pode ser oferecida a uma cliente uma quantidade de vouchers de recomendação para sessões gratuitas de axila ou pescoço masculino. A ideia é que quem faça pela primeira vez as sessões continue o tratamento depois da gratuidade acabar.

“É um programa que é uma via de crescimento importante para a gente porque ele é direcionado justamente por quem já experimentou e está muito feliz com nosso tratamento”, afirma a CEO.

Apesar dos resultados positivos apresentados no último trimestre, a empresa ainda não tem sua ação recomendada por casas como CM Capital. “Precisamos ainda avaliar com cautela os próximos números do trimestre que virá para determinar uma possível reação da ação ESPA3”, afirma o analista de investimentos Alex Carvalho. “Os primeiros números da companhia são modestos para um mercado que cresce em ritmo acelerado.”

Quando estreou na B3 em 2021, a ação da Espaçolaser foi fixada a R$ 17,90. Na tarde de sexta-feira, 12, era cotada a apenas R$ 1,07.

Fonte: IstoéDinheiro