Negócios
Domingo, 30 de junho de 2024

De olho em shoppings, Habib’s anuncia modelo de franquias em formato quiosque

O Habib’s anunciou o lançamento de novas franquias em formato de quiosques, com objetivo de aumentar sua presença em shoppings centers e alavancar o crescimento da empresa através de unidades com menor custo de investimento.

Hoje, a empresa conta com pouco mais de 300 unidades pelo Brasil, número próximo aos 307 que possuía em 2018 segundo o ranking das maiores franquias do Brasil divulgado pela ABF. Foi a última vez que o restaurante apareceu na lista. Para efeitos de comparação, o McDonald’s, líder do segmento, fechou o ano passado com 2.662 lojas.

Cerca de 70% das unidades de Habib’s são hoje restaurantes no modelo “de rua”, e apenas 30% estão em shoppings centers. A expectativa é equilibrar este potencial até 2028, quando a empresa espera ocupar cerca de 400 lojas em shoppings centers de todo o Brasil.

Cardápio enxuto para quiosque

O primeiro quiosque aberto, no Shopping Metrô Tucuruvi, serviu de teste para o modelo de negócio. A partir dos erros e acertos dele, foram criados dois modelos, um interno e outro externo.

Ambos os formatos oferecem o mesmo cardápio, com sete sabores de esfihas, sorvetes de casquinha, sundae e milk shake, além de água, refrigerante e suco. Um forno especial com velocidade 10 vezes maior do que um convencional busca garantir que os produtos sejam assados na hora – uma esfiha demora em torno de 5 minutos, segundo a empresa.

Quanto vai custar as franquias

Os dois novos modelos são os mais baratos já disponibilizados pelo Habib’s. Para ambos, a taxa de franquia é de R$ 60 mil.

  • Quiosque interno
    Investimento inicial: a partir de R$ 440 mil (já inclusa taxa de franquia)
    Metragem: a partir de 7,5 m2 + 15 m2 de área de apoio
    Faturamento médio/mês: em torno de R$ 140 mil a R$ 200 mil
    Retorno do investimento: a partir de 20 meses
  • Quiosque externo
    Investimento inicial: a partir de R$ 460 mil (já inclusa taxa de franquia)
    Metragem: a partir de 7,9 m2 + 15 m2 de área de apoio
    Faturamento médio/mês: em torno de R$ 140 mil a R$ 200 mil
    Retorno do investimento: a partir de 21 meses

Modelos antigos

O Habib’s já oferecia quatro modelos de franquia. A taxa de franquia de todos é de R$ 130 mil. Os três primeiros são para ambientes internos, como shopping centers e galerias. O quarto prevê saída para a rua.

  • Loja 100% fast
    Investimento inicial: a partir de R$ 950 mil (já inclusa taxa de franquia)
    Metragem: a partir de 65 m²
    Faturamento médio/mês: em torno de R$ 250 mil
    Retorno de investimento: a partir de 30 meses
  • Loja 100% fast com salão
    Investimento inicial: a partir de R$ 1,2 milhão
    Metragem: a partir de 80 m² (prevê um salão para até 30 lugares)
    Faturamento médio/mês: em torno de R$ 300 mil
    Retorno de investimento: a partir de 30 meses
  • Loja convencional fast
    Investimento inicial: a partir de R$ 1,5 milhão
    Metragem: a partir de 185 m² (prevê um salão de até 90 lugares)
    Faturamento médio/mês: em torno de R$ 450 mil
    Retorno de investimento: a partir de 30 meses
  • Loja convencional rua
    Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 milhões
    Metragem: loja a partir de 350 m² – terreno a partir de 1.300 m²
    Faturamento médio/mês: em torno de R$ 650 mil
    Retorno de investimento: a partir de 40 meses

Fonte: IstoéDinheiro