Negócios
Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Subway abre o apetite da Roark Capital (e fica perto de ser vendida por US$ 9,6 bi)

A saga relacionada à venda da cadeia de restaurantes Subway teve um novo episódio nesta segunda-feira, 21 de agosto. Segundo fontes familiarizadas com o tema, a empresa de private equity Roark Capital está prestes a concluir a aquisição da companhia por um montante de US$ 9,6 bilhões.

A Roark Capital já estabeleceu um entendimento verbal com a Subway para adquirir a empresa, conforme relatado pelo The Wall Street Journal (WSJ). A expectativa é que o acordo seja selado até o desfecho desta semana.

A alienação da rede de restaurantes Subway vinha sendo antecipada, pelo menos, desde fevereiro, quando a empresa anunciou a exploração da possibilidade de ceder seu empreendimento. Na ocasião, a estimativa da empresa era uma avaliação em torno de US$ 10 bilhões.

Neste momento, a Roark Capital emergiu como a favorita para adquirir a rede de restaurantes, superando a concorrência de outras empresas de private equity. No início de agosto, a Reuters informou que tanto a TDR Capital quanto a Sycamore Partners (que havia negociado a aquisição da Victoria’s Secret) manifestaram interesse no negócio.

A Roark Capital é uma veterana no setor de fast-food, contando com participações em empresas como Auntie Anne’s (de pretzels) e Baskin Robbins (de sorvetes) em seu portfólio. A empresa também é investidora na Arby’s, uma cadeia de sanduíches que figura como uma das principais concorrentes da Subway. No passado, a Roark Capital chegou a deter participações nas redes Jimmy John’s e Culver’s.

Com uma presença que ultrapassa 37 mil estabelecimentos espalhados por mais de 100 países, a Subway não torna públicas as informações financeiras de sua operação. Em abril deste ano, a companhia anunciou um aumento de 12,1% nas vendas em suas lojas físicas e de 11,4% nas plataformas digitais.

No Brasil, a Subway possui uma presença substancial, com mais de 1,8 mil unidades no país, classificando-se como a sexta maior rede, atrás de marcas como Cacau Show, O Boticário, McDonald’s, Colchões Ortobom e Odontocompany, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising.

A empresa opera em parceria com a SouthRock no Brasil, uma operadora multimarcas que atende clientes como Starbucks e TGI Friday’s. O acordo celebrado entre as partes no ano anterior tinha como objetivo ampliar a presença da empresa no país.

Fonte: Neofeed