Negócios
Sexta-feira, 26 de julho de 2024

A cerveja que superou a Bud Light nos EUA é quase um agente duplo da Ab-Inbev

Desde 1925, a cerveja Modelo tem sido produzida e recentemente conquistou a liderança nos Estados Unidos após sua importação em 1990.

A cerveja mais consumida nos Estados Unidos agora é a Modelo, uma cerveja mexicana, superando a emblemática Bud Light. Essa mudança na liderança ocorreu depois de meses de boicote promovido por grupos de direita que ficaram revoltados com uma campanha publicitária da marca, estrelada pela influenciadora trans Dylan Mulvaney. Curiosamente, a nova líder também faz parte da Ab-Inbev, mas não nos Estados Unidos.

Em 2013, um ano após a Ab-Inbev adquirir o Grupo Modelo por US$ 20 bilhões, as autoridades reguladoras do mercado americano estipularam que, para aprovar a transação, a holding deveria vender os direitos da marca e também da Corona nos Estados Unidos. Desde então, essas marcas passaram a fazer parte do portfólio da Constellation Brands.

Porém, em outros países, como México e Brasil, as marcas continuaram sob a Ab-Inbev. Ou seja, a Bud Light perdeu seu reinado nos Estados Unidos para uma concorrente que é quase como um agente duplo: ela joga no time adversário no mercado americano, mas faz parte do mesmo grupo no exterior.

Essa situação resultou em um processo na corte de Nova York, em março deste ano, quando a Ab-Inbev, através do Grupo Modelo, processou a Constellation por lançar novas linhas de produtos com a marca. No entanto, de acordo com a decisão da corte, a detentora dos direitos não infringiu o contrato ao comercializar a Corona Hard Seltzer e a Modelo Ranch Water, duas novas bebidas alcoólicas do portfólio.

Foi nesse período que Mulvaney publicou uma postagem com uma lata personalizada, o que despertou a ira de alguns consumidores da Bud. No entanto, foram necessários meses de boicote até que a líder fosse destronada.

Um levantamento divulgado anteriormente pela consultoria Bump Williams, com base em dados da Nielsen, mostrou que, nas quatro semanas encerradas em 3 de junho, a Modelo representou 8,4% das vendas de cerveja no varejo americano, em comparação com os 7,3% da Bud Light. No acumulado do ano, no entanto, a Bud Light ainda lidera o mercado americano em volume e valor.

De acordo com o mesmo levantamento, as vendas da Bud Light caíram 24% nesse mesmo período. Fontes citadas pelo The Wall Street Journal afirmam que a Ab-Inbev se comprometeu a recomprar das distribuidoras as caixas de cerveja que não foram vendidas e estão perto de vencer. Nesse período, a holding também iniciou o desenvolvimento de novos anúncios para a marca, com futebol e música country como temas.

Além de ser vendida nos Estados Unidos, a Modelo também está disponível no Brasil, inclusive através do Zé Delivery, o aplicativo de entrega da Ambev. A cerveja Modelo começou a ser produzida em Tacuba, México, em 1925, mas só foi comercializada nos Estados Unidos em 1990. Trata-se de uma cerveja do tipo pilsner-style lager, com uma receita inspirada nos processos de produção alemães, de acordo com a marca. Em uma entrevista à ABC News, o diretor de marketing global do Grupo Modelo, Jim Sabia, revelou que a marca vem crescendo a um ritmo de dois dígitos ao ano nos últimos 15 anos. No ano passado, a Modelo vendeu 35 milhões de caixas (com 24 unidades) nos Estados Unidos.

Fonte: Pipeline Valor