Política
Sábado, 18 de maio de 2024

Com nove partidos, maior bloco da Câmara será formado nesta quarta (12)

Grupo articulado pelo presidente da Casa, Arthur Lira, reunirá mais de 170 deputados e siglas de esquerda

O maior bloco partidário da Câmara dos Deputados será formalizado nesta quarta-feira (12) e reunirá mais de 170 parlamentares. Ao todo, nove partidos vão compor o grupo: PP, União, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e a federação Cidadania-PSDB .

Os parlamentares já decidiram que a liderança deve ficar com o deputado Felipe Carreiras (PE), atual líder do PSB na Câmara. O acordo firmado prevê ainda que o PDT assuma o comando do bloco em 2024.

A ideia de ter partidos de esquerda na liderança do grupo nos primeiros anos foi pensada para diminuir especulações de que o novo blocão será de oposição ao governo.

A formação tem sido encarada por líderes da Câmara dos Deputados como uma resposta do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), ao bloco formalizado nas últimas semanas por MDB, PSD e Republicanos, com 142 deputados.

A junção das siglas é vista como uma estratégia para fortalecer o grupo na disputa do comando da Casa ao fim do mandato de Lira, em 2025.

Além disso, o tamanho dos blocos partidários dá força às siglas no Congresso e influencia na ocupação de cargos, no comando de comissões e na reivindicação de relatorias de projetos.

Fonte: CNN