Economia
Terça-feira, 23 de julho de 2024

Pequenos e médios negócios faturaram R$ 2,7 bilhões com vendas online em 2022

O ticket médio em 2022 foi de R$246,81, um aumento de 12,5% em relação ao ano anterior

Em 2022, as pequenas e médias empresas faturaram R$ 2,7 bilhões com as vendas online, valor 17% maior que o registrado no ano anterior. Os dados fazem parte do estudo anual sobre o e-commerce e empreendedor brasileiro realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online.

As PMEs venderam 46,5 milhões de produtos online, quantidade 4,5% superior ao volume de 2021. Para isso, tiveram que superar um cenário econômico desafiador, segundo Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.

“No último ano o e-commerce passou por dois cenários diferentes. O primeiro semestre do ano manteve o crescimento acelerado, mesmo após o retorno do comércio físico à normalidade. Já no segundo semestre, o varejo online enfrentou desafios por conta do contexto econômico mundial, eleições presidenciais e eventos esportivos, resultando em taxas menores de crescimento”, diz.

volume de pedidos, que pode incluir um ou mais itens em uma única venda, também esteve em alta, atingindo 10,9 milhões no mesmo período. Em 2021, foram 10,5 milhões.

ticket médio em 2022 foi de R$246,81, um aumento de 12,5% em relação ao ticket médio de 2021.

O levantamento também mostra que o cartão de crédito foi a principal opção dos consumidores, pelo benefício do parcelamento e por possibilitar as compras mesmo com a inflação elevada, representando mais de 52% dos pedidos pagos no ano. Mas o principal destaque ficou para os pedidos pagos com Pix, que passaram de 6% para 22%.

Os estados que apresentaram maior faturamento no último ano foram:

  • São Paulo (R$1,3 bilhão)
  • Minas Gerais (R$289,5 milhões)
  • Rio de Janeiro (R$189,4 milhões)
  • Ceará (R$150,6 milhões)

Tendências para 2023

Os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais em 2023: a pesquisa indica que 64% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce; 41% querem ampliar canais de divulgação; e 35,5% desejam expandir seu portfólio de produtos.

“Nossa pesquisa aponta para um novo cenário do e-commerce brasileiro, que em 2022 já estava consolidado e dividiu presença com outras formas de vendas, como as lojas físicas. O e-commerce como um todo registrou aumento perante 2021 e tudo indica que há um crescimento especial de lojas regionais no online. Em 2023, os lojistas devem investir ainda mais em conhecimento para expandir as vendas e entender mais a fundo seus consumidores”, diz Natal.

Fonte: Exame